Como podemos proteger a camada de ozônio? Para proteger a camada de ozônio, evite o uso de aerossóis ou sprays de qualquer forma, não compre isolamento e outros produtos feitos de CFC e evite andar de carro, ande de bicicleta em vez disso.
É essa camada a responsável por garantir que todos os seres vivos da Terra fiquem protegidos contra os efeitos nocivos dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol. ... A camada de ozônio atua protegendo a Terra dos raios ultravioleta.
A camada de ozônio (O3) é formada por gases atmosféricos, que se encontram entre 20 km e 35 km de altitude, na estratosfera. ... Sua destruição está ocorrendo pela emissão desenfreada de gases como o CFC, o que provoca o aumento do efeito nocivo à saúde humana e do planeta.
Resposta. Para reduzir a destruição da camada de ozônio, é necessário um controle rigoroso dos gases poluentes na atmosfera, como redução da emissão de gases que são emitidos de fábricas e carros, queimadas florestais, os próprios aterros sanitários emitem gases que destroem a camada de ozônio.
Quais são as Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio – SDOs? As SDOs são compostas pelas seguintes substâncias: clorofluorcarbonos (CFCs), hidroclorofluorcarbonos (HCFCs), halons, brometo de metila, tetracloreto de carbono (CTC), metilclorofórmio e hidrobromofluorcarbonos (HBFCs).
Quais são as Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio – SDOs? As SDOs são compostas pelas seguintes substâncias: clorofluorcarbonos (CFCs), hidroclorofluorcarbonos (HCFCs), halons, brometo de metila, tetracloreto de carbono (CTC), metilclorofórmio e hidrobromofluorcarbonos (HBFCs).
Resposta. A principal causa é a reação química dos CFCs (clorofluorcarbonos) com o ozônio. Estes CFCs estão presentes, principalmente, em aerossóis, ar condicionado, gás de geladeira, espumas plásticas e raios ultravioletas, quebrando as ligações e destruindo suas moléculas.
Protocolo de Montreal
O Protocolo de Montreal é um dos tratados ambientais mais bem-sucedidos do mundo e, desde sua adoção, incentivou os países a se comprometerem com a eliminação gradual da produção e do consumo de substâncias que destroem a camada de ozônio.
Apesar da sua relevância, a camada de ozônio começou a sofrer com os efeitos da poluição crescente provocada pela industrialização mundial. ... É possível concluir que a destruição da camada de ozônio, pelas substâncias mencionadas no texto, provoca. (A) redução permanente da temperatura média do planeta.
Em 16 de setembro de 1987, 46 países assinaram o Protocolo de Montreal sobre substâncias que Destruem a Camada de Ozônio. Desde 1995 a Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o dia 16 de setembro como o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio para comemorar a assinatura do Protocolo de Montreal.
Entre os resultados obtidos com a implantação do Protocolo de Montreal no âmbito brasileiro, está a eliminação de 10.
O Protocolo de Montreal é composto por cinco acordos firmados em Montreal, Canadá, em 16 de setembro de 1987.
Protocolo de Kyoto - Países se comprometeram a reduzir emissão de gases. O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional entre os países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU), firmado com o objetivo de se reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa e o consequente aquecimento global.
Isso aconteceu em 4 de novembro de 2016. Até junho de 2017, 195 países assinaram o acordo, e 147 destes, entre eles o Brasil, o ratificaram. Os oceanos e a atmosfera esquentam ano após ano por causa das massivas emissões de gases de efeito estufa (GEE).
A diferença é que o Protocolo de Kyoto ( 1997 ) pretendia firmar acordos e discussões internacionais para conjuntamente estabelecer metas de redução na emissão de gases-estufa na atmosfera ( constitui-se no protocolo internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que agravam o efeito ...
Dez anos após ter entrado em vigor, o Protocolo de Kyoto tem um diagnóstico claro: o acordo fracassou em reduzir as emissões mundiais de gases-estufa, que cresceram 16,2% de 2005 a 2012.
Esta página ou seção carece de contexto.