Função sintática é o papel que cada um dos termos da oração desempenha em relação aos outros. Em sintaxe, os termos da oração podem ser: Essenciais: sujeito e predicado. Integrantes: complemento verbal, complemento nominal e agente da passiva.
Seu papel é indicar que determinada característica é mais intensa em um dos seres ou eventos da oração. Normalmente, a frase é estruturada pela presença da expressão mais, seguida do adjetivo e da construção que/do que.
Estuda a função e a ligação dos termos da oração. Esses termos são: sujeito, predicado, complemento verbal, complemento nominal, agente da passiva, adjunto adnominal, adjunto adverbial e aposto. Exemplo: Utilizamos água sem desperdício.
Morfossintaxe é o estudo da relação entre a classe gramatical de uma palavra e sua função sintática na oração. ... Quando analisamos uma oração, considerando a relação entre a classe gramatical de uma palavra e sua função sintática, estamos fazendo uma análise morfossintática.
Morfissemantica é morfologia + semântica. Morfologia e o estudo da classe gramática da palavra. Exemplo adjetivo,substantivo,advérbio etc... Semântica significa qual a idéia que esse palavra se da no contexto da oração.
Análise Morfológica
Na análise sintática, o verbo é a palavra mais importante para a identificação dos demais elementos. Por isso, só ocorre em frase verbal. Uma frase verbal, por sua vez, como o nome indica, é aquela que apresenta verbo. Ex: Saí de casa (sair = verbo).
Análise morfológica é o estudo de cada uma das palavras presentes em uma oração de maneira independente, observando sua classe gramatical. Existem dez classes gramaticais: numeral, verbo, interjeição, advérbio, pronome, substantivo, preposição, artigo, adjetivo e conjunção.
Se o objeto de estudo é a palavra, tem-se a análise morfológica. Entretanto, se a busca é por sua função na oração, surge a análise sintática. Quando a análise ocorre no âmbito da palavra e da frase, ou seja, quando o estudo envolve classe gramatical e função sintática, temos a Morfossintaxe.
Observe que, em (1), o substantivo desempenha a função de sujeito da oração. Já em (2), o substantivo age como predicativo do sujeito. Assim, podemos perceber que essa classe de palavras, o substantivo, pode exercer diferentes funções sintáticas dentro das orações.
A interjeição é considerada palavra-frase, caracterizando-se como uma estrutura à parte. Não desempenha, portanto, função sintática.
As interjeições são unidades cuja forma pode variar muito: Sons vocálicos: “Ah!”, “Ih...”, “Ué!”. Palavras da língua: “Puxa!”, “Eita!”, “Nossa!”. Locuções interjetivas, envolvendo mais de uma palavra: “Cruz credo!”, “Arre égua!”.
Interjeição é a palavra invariável que exprime emoções, sensações, estados de espírito; ou que procura agir sobre o interlocutor, levando-o a adotar certo comportamento sem que, para isso, seja necessário fazer uso de estruturas linguísticas mais elaboradas. Ah!
Aplauso ou Aprovação: Bravo!, Bis!, Apoiado!, Viva!, Boa! Concordância: Claro!, Sim!, Pois não!, Tá!, Hã-hã!
Classificação da Interjeição
Resposta. Resposta: A reação das garotas gera uma surpresa:Oh!Aug. 10, 2020
Interjeição é toda palavra que expressa sentimentos e emoções de formas variadas. Exemplos: ah!, ufa!, oba!, etc. As interjeições aparecem quase sempre seguidas de um ponto de exclamação, que pode estar imediatamente depois delas ou no final da frase: Exemplos: Credo! que horror!.
7 Que função têm as interjeições epa e opa, usadas no início do quarto parágrafo do texto? Elas indicam interrupção, sugerindo surpresa.
Opa é uma interjeição de espanto. Também é a sigla de Oferta Pública de Aquisição. Veja o significado de Oferta Pública de Aquisição. A interjeição opa é utilizada para reagir à algo que foi dito ou feito, seja de forma positiva ou negativa, mas sempre com a ideia de surpresa ou espanto.
Significado de Opa substantivo feminino Tipo de capa sem mangas usada pelas irmandades e confrarias.