Assim como o que você viu para a análise horizontal, o cálculo da análise vertical é bastante simples. Basta dividir a conta que você deseja analisar pelo total do grupo. Para ficar mais fácil de entender, vamos voltar ao nosso Balanço Patrimonial do Banco Itaú.
A análise vertical baseia-se nos valores relativos das contas das demonstrações financeiras. Para isso, é calculado o percentual por cada conta em relação a um valor base. Convém atribuir, no balanço patrimonial, peso 100 ao total do ativo e relacionar todas as contas dessa demonstração com esse total.
As análises vertical e horizontal consistem em análises que buscam entender a dinâmica das operações de uma empresa. A análise vertical busca entender qual o percentual de cada setor da empresa em seus resultados. Enquanto que a análise horizontal foca na evolução dos resultados da empresa ao longo do tempo.
A análise vertical também é conhecida como “de estrutura”. Trata-se de verificar a participação percentual dos itens do demonstrativo financeiro. Como seu nome pressupõe, ela se dá de baixo para cima ou de cima para baixo, verticalmente. Dessa forma, os resultados são apresentados em formato de cascata.
A análise vertical detalha a participação de cada item do balanço patrimonial sobre os ativos ou passivos totais. Por exemplo, qual é o percentual dos ativos circulantes (recursos disponíveis no curto prazo) em relação ao total dos ativos.
Sobre a análise vertical e horizontal das demonstrações contábeis, é CORRETO afirmar: ... A análise vertical é eficaz porém não permite avaliar as estruturas de composição de itens de um demonstrativo contábil, buscando evidenciar as participações dos elementos patrimoniais e de resultado dentro de um total.
Como fazer a análise fundamentalista passo a passo