O tratamento fisioterapeutico foi especifico para o trabalho de parto na fase ativa durante as contrações: mobilidade pélvica realizado em pé e/ou sentada na bola suíça, agachamento na barra de sling, coordenação do diafragma, estimulo da propriocepção e liberação miofacial na região lombo-sacro (figura 1).
(2007) observou em seu presente estudo que a intervenção fisioterapêutica na assistência ao trabalho de parto auxilia na ação da estrutura osteomuscular facilitando a progressão do trabalho de parto, melhora a mobilidade pélvica promovendo a evolução da dilatação, além de que o uso consciente do corpo, estimulado pelo ...
As posições de litotomia e decúbito dorsal são as piores posições para o período expulsivo, tanto para a mãe quanto para o bebê, devido à diminuição da oxigenação fetal.
O puxo dirigido é a prática de pedir para a mulher fazer força e empurrar no momento do expulsivo, quando o bebê está prestes a nascer. A recomendação é que nenhum tipo de “força, força” seja dito, nem com outras palavras, por exemplo, “isso, isso mesmo, tá perfeito”.
Durante a fase ativa, o colo se torna plenamente dilatado e a apresentação fetal insinua-se na pelve média. Em média, a fase ativa dura de 5 a 7 horas em nulíparas e de 2 a 4 horas em multíparas. Tradicionalmente, deve-e esperar que a cérvice dilate-se 1,2 cm/hora em nulíparas e 1,5 cm/hora em multíparas.
No final dessa fase, com o colo uterino dilatado, a gestante sente uma pressão maior no períneo e a necessidade de empurrar como se fosse evacuar. É o chamado "puxo". Na maioria das vezes a gestante é levada para uma sala onde ocorrerá o parto, a sala de parto.
Para que a força seja verdadeiramente eficaz, deve-se fazer força contraindo a parede do abdómen e empurrando para baixo, acompanhando a contração sempre que tal seja possível. Neste caso, a respiração tem um papel fundamental.
Banhos de chuveiro e de banheira, massagens e exercícios de relaxamento são maneiras muito eficientes para diminuir as dores, por exemplo. Na hora do parto, a gestante também tem o direito de decidir se quer ou não tomar a anestesia e pode escolher o melhor método para ela.
Os itens essenciais para a mala da maternidade da mamãe são:
Durante o parto “Na sala de parto, independente da via de parto – cesárea ou vaginal -, o papel do pai é muito importante para a mãe. É um momento de estarem juntos, de transmitir segurança e de entender o processo de dor que ela pode estar sentindo”, explica a gerente de enfermagem.
Entenda como se preparar para o parto normal
6 formas de enfrentar o medo do parto de uma maneira positiva
E aumentar as chances de um parto normal; hábitos e atividades podem ser decisivos neste momento. Saiba mais!
Exercícios, massagens, relaxamento na água e técnicas de respiração são algumas das alternativas para amenizar o incômodo das contrações e podem ser aprendidas em cursos de preparação para o parto. “A dor mostra para a mulher o que está acontecendo e ensina o que fazer com o corpo.
E tem mais: “A ansiedade não pode ser motivo para desistir do parto normal....