A diferença na cor da pelagem do coelho em relação à cor da semente das ervilhas é que agora temos mais genes diferentes atuando (4), em relação aos dois genes clássicos....Alelos múltiplos na determinação de um caráter.
O gene C determina a cor da pelagem como sendo castanho-acizentada (selvagem ou aguti). O gene cch determina a cor do pelo como sendo cinza-prateado (chinchila).
a) O coelho selvagem ou aguti é o que possui maior número de possibilidades genotípicas para cor da pelagem em decorrência de sua dominância alélica em relação aos outros tipos de pelagem: selvagem/aguti > chinchila > himalaia/himalaio > albino.
A cor da pelagem em coelhos é causada por quatro alelos diferentes do gene c:os alelos selvagem, chinchila, himalaia e albino. O alelo tipo selvagem é totalmente dominante em relação aos demais. O alelo chinchila apresenta dominância incompleta em relação ao alelo albino e codominância em relação ao alelo himalaia.
chch e chca
Pelagem dos coelhos No animal, é possível observar a manifestação genética de uma série com quatro genes alelos diferentes. O primeiro (C) expressa a cor aguti ou selvagem; o segundo (Cch) transmite a cor chinchila; o terceiro (Ch) representa a cor himalaia; e o quarto alelo (Ca) é responsável pela cor albina.
Para calcular o número total de genes em um cruzamento deste tipo de herança, pode-se utilizar a fórmula: 1/2n , observando os indivíduos da F2, sendo “n” o número de indivíduos de fenótipo parental. Ex: 1/64 = 1/26 = 6 genes = 3 pares de genes.