Veja, abaixo, uma lista de alimentos que costumam ser excluídos da dieta em casos de APLV:
Danielle Real aconselha as mães a seguirem uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, carnes (ave, peixe e boi), cereais e leguminosas. É importante que no momento do preparo dos alimentos não sejam utilizados os mesmos utensílios que foram usados para preparar alimentos com leite.
Alimentos e ingredientes que devem ser retirados da dieta
Pães que tradicionalmente não contêm lactose em sua composição: Pão Francês. Pão Cervejinha. Pão Baguete.
Produtos que contêm (naturalmente) baixo teor de lactose Alguns exemplos são os queijos maturados, a manteiga, o creme de leite, o kefir de leite e o iogurte caseiro (iogurtes industrializados geralmente não possuem redução do teor de lactose).
Alimentos proibidos Alimentos industrializados: Quem possui intolerância a lactose deve tomar muito cuidado ao consumir qualquer produto industrializado, pois vários contém leite ou um de seus derivados, entre eles as bolachas, os pães e os biscoitos salgados.
Na suspeita ou confirmação de APLV os bebês amamentados deverão continuar recebendo leite materno (LM). Esse é o melhor alimento para o bebê, principalmente em casos de alergia, pois além dos nutrientes a mãe oferece os anticorpos que o bebê ainda não consegue produzir através do seu leite.
O leite de vaca, segundo Efigênia, é composto por muitas proteínas, o que não implica que tenha alergia à proteína de outros tecidos da vaca, como a carne e, sim a algumas proteínas que compõem o leite, ou seja, alergia à carne é rara, deve-se fazer restrição deste alimento apenas se for confirmada reação após seu ...
Nesses casos, os principais sinais e sintomas relacionados à APLV são: Cutâneo: Coceira; Urticária; Inchaços na pele; Manchas vermelhas pelo corpo; Dermatite atópica. Gastrointestinal: Náuseas; Vômitos; Diarreia; Sangue nas fezes; Refluxo gastrointestinal; Dor abdominal.
É caracterizada pela reação anormal do sistema de defesa contra proteínas do leite, principalmente aquelas presentes no coalho (caseína) e no soro. Alguns sintomas são sugestivos da presença de alergia ao leite de vaca.
1) RAST: exame de sangue indicado para pesquisar a presença de anticorpos IgE (responsáveis pela alergia) para o alimento suspeito de desencadear alergia alimentar. 2) Teste cutâneo (Prick teste) – é um teste realizado na superfície da pele usando alérgeno dos alimentos suspeitos.
O exame de sangue detecta a presença de anticorpos IgE específicos em reação a ingestão de determinados alimentos. Já o teste cutâneo de hipersensibilidade imediata (TC - Prick Test) é realizado na pele, por meio de pequenas escoriações feitas pelo médico na pele do antebraço ou no dorso.
O diagnóstico deve ser feito com base em:
Quais os sintomas de APLV
O exame de IgE específico para leite de vaca (F2) checa a presença de alergia alimentar às proteínas do leite de vaca. A alergia é caracterizada pela reação que o paciente desencadeia ao ter contato com esses alérgenos.
O exame IgE total deve ser feito com a pessoa em jejum de pelo menos 8 horas, sendo coletada uma amostra de sangue que é enviada ao laboratório para análise. O resultado é liberado em cerca de pelo menos 2 dias e é indicada a concentração da imunoglobulina no sangue, assim como o valor normal de referência.
Os testes para quantificação de IgE específica tem por finalidade identificar o (s) alérgeno (s) responsável por manifestações clínicas de alergia: manifestações respiratórias, cutâneas, alimentares, e também hipersensibilidade a drogas.