Os maiores escritores brasileiros de todos os tempos
Principais autores brasileiros: Santa Rita Durão, Basílio da Gama, Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Silva Alvarenga e Inácio José de Alvarenga Peixoto.
Aluísio Azevedo
Aluísio Azevedo
Aluísio de Azevedo (1857 – 1913): O autor é considerado o precursor do Naturalismo no Brasil. Sua obra “O Mulato” foi considerada o marco inicial da época, que traz como tema central o preconceito racial.
No Brasil, o naturalismo começa em fins do século XIX e tem como marco inicial a publicação do romance “O Mulato” (1881) de Aluísio de Azevedo. A obra tem como tema central o preconceito racial. Também merece destaque sua obra O Cortiço (1890).
O Naturalismo no Brasil tem como marco inicial a publicação do romance "O Mulato" (1881), do maranhense Aluísio de Azevedo.
São características da linguagem naturalista, exceto:a) Determinismo;b) preferência por temas de - Brainly.com.br.
São características da obra de Eça de Queiroz, exceto: Com a preocupação de fazer uma vasta análise da sociedade portuguesa da época e moralizá-la, Eça de Queiroz ficou conhecido por suas críticas às instituições sociais, entre elas a família, a igreja, a escola e o Estado.
54. (CEFET-PR) Assinale a alternativa que melhor caracteriza o Realismo: Preocupação em justificar, à luz da razão, as reações das personagens, seus procedimentos e os problemas sentimentais e metafísicos apresentados.
Qual característica machadiana pode ser encontrada no fragmento? a) Humor.
Resposta. Bom, visto que não tem opções, vou citar possíveis alternativas que não são características do Realismo: Despreocupação com a segurança, percepção de uma sociedade internacional equilibrada e a não relevância da competição.
Sobre o Realismo, é incorreto afirmar que: ... Uma das principais características do Realismo era a objetividade da linguagem, evitando assim uma visão subjetiva sobre o homem e a sociedade. A arte literária ganhou um caráter denunciativo, ao expor, através da Literatura, graves problemas sociais.
É correto afirmar sobre Machado de Assis: Foi, sobretudo, pela imaginação de suas narrativas, mais do que pelo estilo ou senso de realismo, que se notabilizou como nosso maior ficcionista do século XIX.
Realismo na Escultura Na escultura, o realismo também se manifestou. Da mesma forma que na pintura, os escultores buscavam retratar as pessoas e situações sem idealizações. A preferência era por temas contemporâneos e, muitas vezes, assumiam uma postura política.
O realismo, movimento estético predominante no mundo ocidental no último quartel do século XIX, surgiu como uma onda de oposição à subjetividade e ao individualismo da tendência artística anterior, o romantismo.
A linguagem do realismo é baseada na realidade do cotidiano comum, marcada pela tendência ao cientificismo e a oposição ao romantismo. Os escritores do realismo não utilizavam a subjetividade como forma de expressão em suas obras.
O realismo foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX. ... Com uma linguagem clara, os artistas e escritores realistas iam diretamente ao foco da questão, reagindo, desta forma, ao subjetivismo do romantismo.