As camadas da atmosfera constituem divisões da atmosfera terrestre baseadas na variação de temperatura. São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
Troposfera
A troposfera é a camada mais baixa da atmosfera terrestre, sendo a região em que vivemos e onde ocorrem os fenômenos meteorológicos. A sua altura varia conforme o ponto de distância da superfície. ... É na troposfera que ocorre a formação de chuvas, relâmpagos, nuvens e poluição do ar.
Resposta: A atmosfera é formada pro gases, 73% nitrogênio, 24 a 26% de oxigênio, e o resto são outros gases, como dióxido de carbono. A atmosfera começa na troposfera e termina na exosfera, a exosfera é a faixa onde a lua passa em suas fases, e a troposfera é a camada mais baixa, em contato com a superfície terrestre.
Atmosfera, camada gasosa que envolve a Terra, é composta por gases como oxigênio, hidrogênio e gás carbônico. É dividida em camadas e garante a sobrevivência no planeta. Atmosfera terrestre corresponde a uma camada de ar que envolve todo o planeta Terra e auxilia na manutenção da vida.
Em volta da Terra há uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Na superfície terrestre, o ozônio contribui para agravar a poluição do ar das cidades e a chuva ácida.
O Ozônio é uma forma alotrópica do oxigênio, constituído por 3 átomos (O3), que possui as características como: gás instável, diamagnético, P.E. -112°C, à temperatura ambiente possui coloração azul e cheiro característico.
A camada de ozônio é a camada da atmosfera que protege a Terra dos raios UV. A camada de ozônio é composta pelo gás ozônio (cuja fórmula molecular é O3) e está localizada em uma região da atmosfera denominada de estratosfera.
É encontrado em duas regiões da atmosfera: cerca 10% do ozônio atmosférico encontra-se na troposfera, região mais próxima da superfície da terra (entre 10 e 16 quilômetros) e os restantes 90% encontram-se na estratosfera, a uma distância entre 10 e 50 quilômetros.
Resposta. Resposta: Quando o maior buraco na camada de ozônio é fechado em lugares como o Pólo Norte, a camada de ozônio se torna o problema mais recente.
Quanto maior a liberação de gás carbônico na atmosfera, maior será a retenção de calor em nosso planeta, e essa retenção de calor chamamos de efeito estufa (vale lembrar que o efeito estufa sempre existiu, e sem ele a vida não existiria, porém ele está se itensificando devido à grande quantidade de CO2 na atmosfera), e ...
Resposta: De acordo com cientistas, a relação entre efeito estufa e o aquecimento global seria pelo crescente lançamento de gases-estufa na atmosfera em atividades humanas. O efeito estufa é um fenômeno natural realizado por gases presentes na atmosfera terrestre.
Quanto maior a emissão de gases como o CO2, maior a degradação da camada de ozônio e a intensificação do efeito estufa. O aquecimento global desequilibra o planeta e, consequentemente, acentua ainda mais o efeito estufa, criando um ciclo de devastação.
O efeito estufa é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra. Parte da energia solar que chega ao planeta é refletida diretamente de volta ao espaço, ao atingir o topo da atmosfera terrestre - e parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra, promovendo o seu aquecimento.
A concentração desses gases na atmosfera impede que o calor seja irradiado, aquecendo ainda mais a superfície terrestre, aumentando, portanto, as temperaturas. Esse aumento das temperaturas decorrente da intensificação do efeito estufa é conhecido como aquecimento global.
Resposta. Resposta: Estabelecido há mais de 30 anos como resposta à descoberta de que determinadas substâncias estavam criando um buraco na camada de ozônio, o Protocolo de Montreal é uma demonstração de que acordos internacionais para ações climáticas podem, de fato, alcançar metas ambiciosas.
As temperaturas frias do inverno que persistem na primavera permitem o processo de destruição da Camada de Ozônio, razão pela qual o “Buraco” se forma sobre a Antártica. Essas reações envolvem formas quimicamente ativas de cloro e bromo derivadas de compostos feitos pelo homem.
E sem dúvidas, o pior tipo de poluição neste sentido é a liberação dos gases que causam o aquecimento global e participam do chamado efeito estufa. Assim, como a liberação dos gases responsáveis pelo temido buraco na camada de ozônio.
O aumento do buraco na camada de ozônio gera grande preocupação principalmente pelo fato da radiação do sol não ser absorvida, causando graves problemas de saúde nas pessoas, como vários tipos de câncer de pele.
O aquecimento global é um fenômeno que vem sendo registrado pelo mundo todo durante as últimas décadas. Ele se refere a um aumento progressivo das temperaturas médias de oceanos e da atmosfera terrestre, que causa consequências na flora e na fauna, além de impactar setores críticos como o agronegócio.
Esse termo - “aquecimento global” - refere-se ao aumento da temperatura do planeta causado, principalmente, pelo aumento da concentração de certos gases atmosféricos, tais como o dióxido de carbono, metano, óxido nítrico, e clorofluorcarbonos, ou seja, gases relacionados com o efeito estufa da atmosfera terrestre.