A orquite é uma infecção que ocorre nos testículos dos mamíferos, provocada por bactérias ou vírus que chegam ao local através do canal deferente, por meio do sangue ou da linfa. Também pode ser provocada por traumas.
A orquite pode ocorrer quando o epidídimo está infeccionado, fazendo parte da orquiepididimite. Quando a infecção envolve somente os testículos, é chamada de orquite. A orquite é causada mais frequentemente por um vírus, geralmente o vírus da caxumba. Raramente é causada por outras infecções.
O tratamento para orquite inclui repouso e o uso de medicamentos anti-inflamatórios. O médico urologista poderá indicar ainda a aplicação de compressas geladas na região para diminuir a dor e o inchaço que pode demorar até 30 dias para ser solucionado.
A principal e mais preocupante causa da orquite é o vírus da caxumba, pois, se contraído durante a vida fértil do homem (não causa infertilidade antes da puberdade), pode afetar também os testículos e causar infertilidade, pois prejudica a espermatogênese.
Qualquer criança ou homem que tenha tido sintomas de caxumba nos testículos tem chance de sofrer de infertilidade, mesmo quando foi feito o tratamento recomendado pelo médico para tratar a doença.
Por causa disso, a síndrome de Klinefelter é também chamada às vezes de síndrome XXY. Uma das principais consequências da doença é a deficiência na produção da testosterona, o hormônio sexual masculino./span>