Os principais fatores foram a queda do grandioso Império Romano e a formação de uma sociedade com base numa economia de caráter feudal, fornecendo espaço para a criação de diversos reinos.
O Império Carolíngio iniciou-se com a coroação de Pepino, o Breve como rei dos francos, em 751, e estendeu-se até o reinado de Luís V, o Indolente, no final do século X. Entretanto, territorialmente, o império fragmentou-se depois do reinado de Luís, o Piedoso, que faleceu em 843.
Os filhos de Carlos Magno não tinham a capacidade do pai,o Imperio acabou se dividindo em partes e acabou se tornando um feudo, os nobres não deram oportunidade para eles (os filhos de Carlos Magno) e com isso, os nobres começaram a cuidar e defender seus próprios feudos.
Resposta: Uma escola catedral ou escola catedralícia é um modelo de escola superior urbana que surgiu durante a Alta Idade Média, distinto das escolas monásticas. Uma das principais funções das escolas catedrais era formar grupos corais para os coros de Igreja.
A escola palatina (assim chamada porque funcionava ao lado do palácio) tornou-se sede de um novo movimento de difusão dos estudos que visava à reestruturação e fundação de escolas monacais, de escolas catedrais (ao lado das igrejas, nas cidades) e de escolas paroquiais, de nível elementar (ARANHA, 2006, p.
Período medieval (continuação) Limitavam-se à formação de eclesiásticos, sendo o ensino ministrado por qualquer sacerdote encarregado de uma paróquia, que recebia em sua própria casa os jovens rapazes. ... O ensino era reduzido aos salmos, às lições das Escrituras, seguindo uma educação estritamente cristã.
387 a.C. O filósofo grego Platão criou uma espécie de escola onde se estudavam disciplinas como filosofia e matemática por meio de questionamentos. O protótipo escolar ficava nos jardins de Academos, em Atenas – daí vem o termo “academia”. 343 a.C.
Educação secular, escolas sem inspiração religiosa. Estado secular, estado não teocrático, regido por leis civis emanadas pelo povo ou por seus representantes.
As escolas dos mosteiros não trabalhavam apenas com a violência, mas também com a recompensa para a educação. De um modo geral, os professores não eram bem vistos, mas havia aqueles que eram amados e respeitados. Mesmo durante os dias normais de aula os alunos poderiam ganhar bolachas em forma de letras.