O administrador não pode apenas seguir esse fluxo de mudança: ele precisa liderá-la. Por isso, ele precisa ter uma visão clara, capacidade de analisar dados com rapidez e prever cenários, além da coragem para tomar decisões difíceis, mas necessárias.
São algoritmos que fazem as máquinas analisarem dados em uma velocidade que um humano não conseguiria em uma vida inteira. No final, podemos dizer que a indústria 4.
Dessa forma, estipula-se que a tendência da indústria 4.
No final do século 17 foi a máquina a vapor. Desta vez, serão os robôs integrados em sistemas ciberfísicos os responsáveis por uma transformação radical. E os economistas têm um nome para isso: a quarta revolução industrial, marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas.
Confira 6 competências necessárias para os profissionais 4.
O profissional da indústria 4.
De maneira simples, utilizar inteligência artificial em uma indústria leva a melhores resultados operacionais (custos, otimização de tempo, manutenções preventivas) e menos falhas não programadas durante o processo produtivo.
A Inteligência Artificial permite que os robôs aprendam com as atividades realizadas e, assim, aprimorem as suas habilidades. Essa é uma das bases fundamentais da Indústria 4.
A inteligência artificial na indústria oferece um enorme potencial para diversos setores. Ela já está tornando a produção mais eficiente, mais flexível e mais confiável. A indústria está se tornando cada vez mais digitalizada; a empresa digital já é uma realidade.
A inteligência artificial pode fazer o monitoramento inteligente de equipamentos industriais e antecipar possíveis falhas ao final do processo de produção. Funciona assim: sistemas de inteligência aprendem o comportamento e as especificações normais dos equipamentos por meio de dados.
Exemplos de Inteligência Artificial
A inteligência artificial nas empresas, juntamente com robôs autônomos, viabiliza uma produção mais personalizada e eficiente, visando à redução de custos, economia de energia, fim do desperdício e o aumento da segurança dos trabalhadores.
Na indústria farmacêutica, através do Aprendizado Profundo de Máquinas, o “Deep Learning” do inglês, plataformas de Inteligência Artificial conseguem analisar milhões de imagens moleculares de alta resolução e, assim, criam um potencial inédito para novas descobertas biológicas.
Entre na era da gestão inteligente A computação cognitiva já chegou na gestão das empresas. ... Como mostra o relatório da PwC, um dos principais impactos da inteligência artificial é o ganho de performance das organizações. O que acarreta em maior produtividade, redução de custos e uma governança menos suscetível a erros.
Vantagens da inteligência artificial
Vantagens e desvantagens da inteligência artificial: o lado ruim
A Inteligência Artificial pode facilitar crimes e até terrorismo de pelo menos 20 maneiras diferentes nos próximos 15 anos. Segundo um estudo realizado pela University College London (UCL), na Inglaterra, a tecnologia pode trazer grande ameaça ao ser utilizada, por exemplo, em fraudes e campanhas de difamação.
Um das grandes vantagens da IA é a redução do erro ou da probabilidade de errar. Isto porque as máquinas são capazes de executar tarefas com maior rapidez, exatidão e precisão, quando comparadas com a performance humana.
5 benefícios da Inteligência Artificial na saúde
A inteligência artificial diminui o risco de fadiga operacional e evita problemas de manutenção. A capacidade de processar dados vai definir o caminho para automatizar tarefas, especialmente as repetitivas, economizando uma quantidade considerável de esforço e tempo das equipes de trabalho.
Na medicina, a inteligência artificial (ou simplesmente IA) tem sido celebrada pela sua alta capacidade de analisar dados e auxiliar no diagnóstico de doenças e na recomendação de tratamentos.
Alterações do comportamento humano e das relações interpessoais. Erros cometidos pelas máquinas autônomas, alguns podendo ser fatais aos seres humanos. Preconceitos reproduzidos por máquinas e sistemas que utilizam bases de dados ruins ou pouco confiáveis. Os riscos das armas autônomas.
A seguir, veremos os desafios mais significativos que as empresas precisam superar antes de poderem ver resultados positivos em suas implantações de IA.
Ainda segundo o relatório produzido pela pesquisa, as principais barreiras para a implantação da AI aqui no Brasil são os altos custos e orçamentos, a participação e o engajamento dos stakeholders, e a dificuldade de se encontra recursos e (principalmente) talentos que saibam como manipular tal tecnologia.
Como a inteligência artificial não tem qualidades humanas como pensamentos e emoções, não há como controlar o mundo, quanto mais um único indivíduo. Não pode funcionar sem um humano. As máquinas não conseguem pensar da maneira que as pessoas fazem e não conseguem aprender a fazer isso.