Resumindo, uma ilha continental provém da mesma base que a terra firme, sendo apenas uma continuação da mesma. Uma ilha oceânica é exatamente o oposto, quando não existe qualquer ligação com o continente, quando a ilha tem uma base distinta, podendo inclusive ser a ponta de uma montanha submarina.
Um arquipélago é um conjunto de ilhas espalhadas em um corpo d'água. ... A maior parte das ilhas e arquipélagos é de origem vulcânica. Exemplos de arquipélagos vulcânicos são: O arquipélago do Havaí, Japão, Indonésia e Açores, em Portugal.
Chama-se de ilha qualquer porção de terra cercada de água por todos os lados, até uma certa extensão territorial. As ilhas pequenas são chamadas de ilhotas, ilhéus e insulas. A um conjunto de ilhas próximas dá-se o nome de arquipélago. ...
Geralmente, os arquipélagos descrevem um ecossistema marítimo com características comuns e algumas peculiaridades em cada ilha. De fato, há espécies que são endêmicas apenas em uma das ilhas do arquipélago. Um dos arquipélagos mais importantes é o das Ilhas Galápagos.
Um arquipélago é um conjunto de ilhas que se encontram próximas umas das outras. ... * Arquipélagos continentais: Os arquipélagos continentais são formados de partes dos continentes que se soltaram. Esses arquipélagos começaram a se formar na época da desfragmentação da Pangeia e estão sempre próximos dos continentes.
Por isso, entre os países que têm seu território totalmente situado em uma ou mais ilhas, o maior do mundo é a Indonésia, com 1 904 569 quilômetros quadrados. ... Já a ilha de Marajó (PA), com 49 mil quilômetros quadrados, é a número 1 da categoria fluviomarítima (cercada por rio e mar).
40.
O arquipélago do Marajó, com destaque à ilha de Marajó. Arquipélago do Marajó é o maior arquipélago flúvio-marítimo do planeta. Localizado nos estados do Amapá e Pará, no Brasil, é formado por cerca de 2 500 ilhas.
A ilha de Marajó
Uma curiosidade sobre os búfalos é que são excelentes nadadores; há, inclusive, uma lenda que diz que os bichos chegaram pela primeira vez ao Marajó na última década do século XIX depois que um navio que os levaria da Indochina (região em que se situam Vietnã, Laos e Camboja) à Guiana Francesa naufragou perto da costa.