Dentro dessas ilhotas, encontram-se quatro tipos de células: as células beta, responsáveis pela produção de insulina; as células alfa, produtoras de glucagon; as células delta, que liberam somatostatina; as células PP, que produzem peptídios pancreáticos.
Enquanto a insulina tem sua atuação voltada para a absorção de glicose pelas células do fígado, músculos esqueléticos e tecido adiposo, diminuindo sua concentração em razão da retirada de glicose do sangue. o glucagon, com atividade estimulante oposta, faz aumentar o teor de glicose na corrente sanguínea a partir da ...
Regulação da síntese e degradação de lipídeos Tais fatores ativam diretamente a expressão de aproximadamente 30 genes relacionados ao metabolismo da síntese e captação de colesterol, ácidos graxos, triglicerídeos, fosfolipídeos e do cofator NADPH.
É importante mencionar, ainda, que o efeito geral do glucagon é estimular a síntese e a liberação da glicose pelo fígado, além de induzir a mobilização dos ácidos graxos do tecido adiposo, para serem usados como combustível pelos tecidos (que não os cerebrais), no lugar da glicose.
Algumas formas simples de reduzir e normalizar os níveis de leptina alta e reduzir a resistência a esse hormônio, contribuindo para a perda de peso são:
9 Maneiras de Aumentar o Metabolismo
6- Consuma alimentos termogênicos. Os alimentos termogênicos são grandes aliados de quem quer queimar gordura. Isso porque ajudam a acelerar o seu metabolismo e na queima de gordura corporal. Pimenta e canela são dois exemplos de alimentos termogênicos naturais e fáceis de consumir.