Pessoa que se acha muito. 'Que se faz'. Popularmente mais usada para definir as mulheres que ' se fazem de dificil' .
O professor Pasquale explica que o verbo 'abrir' é irregular, com um só particípio. A forma correta é 'aberto'.
A forma ABRIDO caiu em total desuso, sendo errado o seu uso. A única forma correta é ABERTO. Normalmente, os particípios regulares são usados na voz ativa (com os auxiliares ter ou haver): A cozinheira TINHA (ou havia) FRITADO os ovos. / Os policiais HAVIAM (ou tinham) PRENDIDO os assaltantes.
Já teve dois particípios: abrido e aberto. O primeiro saiu de uso. O mesmo aconteceu com os verbos cobrir e escrever, que de cobrido/coberto e escrevido/escrevinhado/escrito só ficaram com o último particípio. ... Tem um único particípio: o regular chegado.
O mesmo que: ourado, alucinado, desvairado. Fugir de maneira alucinada.
O correto é dizer “trazido”, pois essa é a única forma do particípio do verbo trazer. Na língua padrão a forma “trago” não é aceita. ... “Trago” é o presente do indicativo do verbo “trazer”: Eu trago um copo para você.
Significado de Trago substantivo masculino Aquilo que se bebe de uma vez só; gole: dá-me um trago do seu vinho. ... substantivo masculino [Anatomia] Pequeno tubérculo ou saliência à entrada do ouvido externo, que se cobre de pelos na idade avançada.
Indicativo
As duas formas verbais — imperfeito do indicativo [era] e do conjuntivo [fosse] — estão corretas, porque se trata de um caso em que é possível usar-se o modo indicativo ou/e o conjuntivo.
A diferença é que "era" é pretérito imperfeito do indicativo do verbo ser e "fui" é pretérito perfeito do verbo ser e também pretérito perfeito do verbo ir. ... ele costumava ser muito feliz até que algo o fez deixar de ser. ele FOI muito feliz! ele foi feliz, a ação termina aqui.
Colocar-se numa condição ou circunstância determinada: um dia serei feliz. [Gramática] Usado na expressão de tempo e de lugar: são três horas; era em Paris.
Por se pautar no Novo Acordo Ortográfico, o Dicio considera sé-ri-e a separação silábica correta para a palavra série, classificando-a como proparoxítona, ao invés de paroxítona terminada em ditongo crescente.
2 grave, crítica, preocupante, dramática, difícil, arriscada, significativa, considerável, perigosa, bicuda, complicada, preta, delicada, ponderosa. De grande valor: 3 importante, valorosa, meritória, solene, notável, elogiável, enorme.
O doente precisa de descanso....precisar.