O conflito pode ser dividido em três fases:
Para fins de estudo, a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) é dividida em 3 fases:
Duas explosões atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, em 6 e 8 de agosto de 1945, levaram o Império do Sol Nascente à capitulação. E foi somente com esta capitulação do Japão em 2 de setembro de 1945, quatro meses depois daquela da Alemanha, que a Segunda Guerra Mundial teve verdadeiramente fim.
Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, o lançamento de bombas atômicas contra as cidades de Hiroshima e Nagasaki determinou a morte de milhares de civis japoneses. Mediante tal ação, a Segunda Guerra Mundial chegava ao seu fim com a assinatura da rendição nipônica, em 2 de setembro de 1945.
A Segunda Guerra Mundial teve fim na Europa após a Batalha de Berlim, que aconteceu em abril de 1945. Nessa batalha, os soviéticos mobilizaram 2,5 milhões de soldados para atacar a capital alemã.
No ano de 1941, ocorreram dois fatos decisivos que mudaram profundamente os rumos da guerra:A entrada da União Soviética no conflito ¾ rompendo acordos anteriores, Hitler decidiu invadir a União Soviética (22 de junho). E a União Soviética assumia o papel de país líder no recém – constituído mundo socialista.
Em 22 de junho de 1941, um exército de 3 milhões de soldados marchava rumo ao leste da Europa, dando início a uma das guerras mais brutais já vistas na era moderna. Não foi um ataque preventivo do exército alemão, mas um ataque que ia contra o direito internacional e contra nações e pessoas completamente despreparadas.
Os antecedentes da Segunda Guerra Mundial, que ocorreram entre os anos de 1936 e 1939, são fundamentais para a compreensão do desenrolar desse conflito. ... Tal aliança firmou-se após um pacto contra a União Soviética, em 1936, assinado inicialmente por Japão e Alemanha e, depois, pela Itália.
O que motivou o Brasil a entrar na Segunda Guerra Mundial ao lado dos aliados foi o ataque dos italianos e alemães à embarcações brasileiras no Oceano Atlântico, além da pressão dos aliados para unir a América contra o Nazismo.
Em 22 de agosto de 1942, Getúlio Vargas respondia à pressão da população e dos próprios americanos: o país entrava em "estado de beligerância". ... Depois de uma hora e meia de reunião, o governo anuncia que o Brasil estava em "estado de beligerância" com a Alemanha Nazista e a Itália Fascista.
Resposta: Explicação: O Brasil entrou na 2° Guerra mundial motivado pela pressão dos países aliados frente a conquistas dos alemães pela grande parte do território da europa. Alem do mais os alemães queriam que o Brasil ficassem ao lado deles e que montassem uma base alemã no Brasil e os Aliados a mesma coisa.
Getúlio Vargas
Existe farta documentação comprovando que foram mesmo submarinos alemães os responsáveis pelo torpedeamento da grande maioria dos navios brasileiros durante a Segunda Guerra. A única exceção é o navio Cabedelo, que "desapareceu", após ter sido afundado por um submarino alemão ou italiano.
E o governo Getúlio usou esse trunfo para obter vantagens econômicas. Um empréstimo do governo americano possibilitou a criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, o berço da industrialização brasileira. A outra opção era a Alemanha, com a participação da Krupp.
Como nosso país tornou-se o maior aliado de Washington na América do Sul, os navios brasileiros viraram alvos do Eixo. Em 1942, os torpedos dos submarinos alemães atingiram também a estabilidade do governo Vargas, que, diante da pressão pública, acabou declarando guerra em 22 de agosto.
Já com a guerra em andamento, Getúlio Vargas obteve um rentável acordo com os Estados Unidos, que consistia no fornecimento de matéria-prima, sobretudo borracha, além de fornecer as bases aéreas do litoral do Nordeste para uso do exército americano.
O regime ditadorial imposto por Getúlio Vargas possuía medidas e ideologias muito parecidas com o fascismo da Itália, o que causava uma contradição sobre o envolvimento de Vargas ao lado dos aliados.
O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial após ceder à pressão do governo norte-americano para encerrar o período de neutralidade adotado pelo presidente Getúlio Vargas. ... Houve intensa pressão popular para a entrada do Brasil na guerra e o governo de Getúlio Vargas passou a apoiar os Aliados.
A relação entre participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e a deposição de Getúlio Vargas se dá pelo desgaste político e aumento da oposição que o então presidente sofreu. ... Isso causou grande oposição e desgaste ao ex-presidente.
Desde o início da guerra oscilava entre apoiar os nazistas ou apoiar os EUA, porém, em um dado momento, acabou indo contra os nazistas, mas isso foi contrário a seu governo, que era uma ditadura nitidamente com traços fascistas.
Logo após o fim da guerra, o Brasil passou por uma fase política de reivindicação de eleições democráticas e promulgação de uma nova Constituição. Getúlio sentiu que o seu estilo de governo já não era mais possível. Ele se sustentou no poder em função da guerra e das agitações políticas a ela vinculadas.
A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial ocorreu após navios mercantes brasileiros terem sido afundados por submarinos alemães em 1942. ... A atuação do Brasil na Segunda Guerra também contribuiu para antecipar o fim da ditadura de Getúlio Vargas.