substantivo masculino Fuga ao natural, exageração em matéria artística e literária. ... Forma de arte praticada, sob a influência dos grandes mestres do Renascimento, sobretudo pelos pintores italianos do séc. XVI e XVII.
Alteração de movimentos que pode surgir em certas doenças psíquicas, como a esquizofrenia, caracterizada por gestos extravagantes, afetados ou prolixos.
O “Maneirismo” representa um estilo artístico que surgiu na Itália no século XVI, no período entre a Renascença e o Barroco (1520 a 1600). Esse movimento artístico utilizou da arquitetura, escultura, artes plásticas, música e literatura, para apresentar uma arte mais perturbadora, exagerada e sofisticada. ...
Principais características: - Rompimento com o estilo clássico de beleza idealizada. - Retratação de figuras em formato alongado e serpenteado. - Uso de cores que não representam fielmente a natureza. As cores usadas em grande parte das obras maneiristas são frias, estranhas e artificiais.
As principais características da pintura maneirista são: Composição em que uma multidão de figuras se comprime em espaços arquitetônicos reduzidos. O resultado é a formação de planos paralelos, completamente irreais, e uma atmosfera de tensão permanente.
Maneirismo foi o movimento de arte que teve lugar imediatamente após o Renascimento, no século 16. Caracterizou-se pela concentração na maneira. O estilo levou à procura de efeitos bizarros que já apontam para a arte moderna, como o alongamento das figuras humanas e os pontos de vista inusitados.
Resposta: Maneirismo foi um estilo dentro do Renascimento aproximadamente entre 1515 e 1600. ... Já o Barroco veio após as Reformas Religiosas e misturava as características deste período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento.
O arquiteto mais conhecido associado ao estilo maneirista e pioneiro na Biblioteca Laurentina foi Michelangelo (1475-1564). Acredita-se que ele tenha inventado a ordem gigante, uma grande pilastra que se estende do fundo até o topo de uma fachada. Ele usou isso em seu projeto para o Campidoglio em Roma.
A segunda fase, às vezes chamado de Alto Maneirismo, o estilo já era dominante em toda a Europa - embora não fosse o único.
Resposta. O maneirismo possui duas fases: 1. Fase anticlássica -> marcado pelo êxodo de artistas após o saque de 1527 e sob a influência da Alta Renascença.
1520
O termo “Maneirismo” é utilizado pela crítica moderna para designar, principalmente, a arte italiana que foi produzida entre a Alta Renascença e o Barroco. Isso quer dizer o período que vai de 1520 a 1600 aproximadamente, que também é conhecido como o período da arte do Renascimento Tardio.
O Renascimento começou na Itália, no século XIV, e difundiu-se por toda a Europa, durante os séculos XV e XVI. Foi um período da história européia marcado por um renovado interesse pelo passado greco-romano clássico, especialmente pela sua arte.
Pode ser observada na esquizofrenia,sobretudo nas formas crônicas e catatônicas,assim como na deficiência mental. Maneirismo: É um tipo de estereotipia motora caracterizada por movimentos bizarros e repetitivos,geralmente complexos, que buscam certo objetivo,mesmo que esdrúxulo.
Até hoje, não foi descoberta a causa da esquizofrenia, mas a combinação de alguns fatores genéticos, cerebrais e do ambiente podem desencadear a doença. Fatores hereditários - parentes de primeiro grau de um esquizofrênico têm mais chances de desenvolver a doença do que as pessoas em geral.