O Bacharel em Educação Física pode atuar como preparador físico, treinador, gestor ou professor de academias, clubes, empresas, clínicas de reabilitação. Esse profissional também pode trabalhar com dança e atividades rítmicas.
A orientação do profissional de educação física para a adequada prática de atividade física, promove inúmeros benefícios como: redução do risco de desenvolver doenças cardíacas coronárias e o risco do indivíduo morrer da mesma; redução da incidência de infarto; diminuição do colesterol; diminuição dos problemas de ...
Conheça os detalhes do trabalho da Educação Física em centros de saúde pública para promover qualidade de vida e combater problemas como o sedentarismo. A prática regular de exercício físico é capaz de prevenir doenças, principalmente as que envolvem desdobramentos cardiometabólicos.
“De um modo geral, os profissionais de educação física que atuam dentro dos ambientes hospitalares e clínicos vão trabalhar principalmente com reabilitação e recuperação da saúde cardíaca, como em pacientes submetidos a revascularizações, pontes de safena e colocação de estentes.
Como citado por Silva et al (2013) o “o profissional de educação física é capacitado para intervir através da prevenção, promoção e reabilitação da saúde por meio da educação, oferecimento de eventos, lazer e esportes, desempenhando deste modo, atividades muito importantes no âmbito da saúde coletiva”.
A contribuição da Educação Física e da escola é fundamental nesse processo, sendo eles capazes de possibilitar uma educação baseada na promoção da saúde, sensibilizando e motivando os alunos sobre a importância de a prática de atividade física regular como principal forma de prevenção de doenças, garantindo assim um ...
Os princípios e valores que devem fundamentar a Educação Física Escolar são: Universalização, inclusão, diversidade, individualidade e cidadania.
Durante as práticas das aulas de Educação Física, professor e aluno podem oportunizar vivências que o levem a desenvolver diferentes valores como o respeito mútuo, cooperação, justiça e igualdade. Para o educando, este momento de descontração passa a ser um grande aprendizado o qual ele levará para a sociedade.
Os princípios que hoje norteiam a Educação Física Escolar são: inclusão, diversidade, individualidade e cidadania. ... Os conteúdos aplicados a Educação Física Escolar são: exercícios físicos, atividades rítmicas e expressivas, ginástica, atividades esportivas, jogos, danças e lutas.
Por meio dele, valores éticos e morais, como a socialização, a cooperação, a solidariedade, a disciplina, o espírito de equipe e tantos outros, fundamentais para a formação integral de uma pessoa, podem ser trabalhados e desenvolvidos. ...
O “Fair-Play” pode ser entendido como uma postura elegante dos participantes de uma competição esportiva, na qual se insere o respeito, a honestidade, a lealdade, a aceitação das regras vigentes e, principalmente, do entendimento de que os oponentes são apenas adversários esportivos e não inimigos mortais, sejam eles ...
a sobrevivência do esporte está baseada em três dimensões de comportamentos associados ao Espírito Esportivo: a união social, o esporte compreendido como uma relação de amizade e companheirismo; a magnanimidade, como uma forma de comportamento esportivo baseado na generosidade; e, no altruísmo, como uma forma de buscar ...
Trabalhar a dedicação pela sua equipe, o respeito às regras, o jogo limpo, um universo dentro do esporte que o aluno pode levar para sua vida fora da escola o que ele aprendeu na aula ou no jogo vivenciado. Estes valores podem construir como podem desconstruir o ser humano para a vida em sociedade.
A ética tem como sentido a condução da vida e tem seu propósito maior na conquista da felicidade. ... Já o esporte tem seu sentido na saúde e bem-estar, e, para o seu propósito, a formação do sujeito ético. O esportista busca a felicidade através da vitória, acima de tudo - o que já é o fim ético por si só.