Luckesi (2005) destaca que o papel da avaliação é diagnosticar a situação da aprendizagem, tendo em vista subsidiar a tomada de decisão para a melhoria da qualidade do desempenho do educando. ... Na medida em que busca meios pelos quais todos possam aprender o que é necessário para o próprio desenvolvimento, é inclusiva.
A pedagogia do exame está centrado nos resultados, na verificação das notas, e de como estão os alunos no que se refere aos processos de promoção. O que realmente importa é as estatísticas, sendo elas suficientes, pois demonstram um quadro global do aluno no seu processo de promoção ou não nas séries de escolaridade.
Desde o seu nascimento a criança é inserida na sociedade e tem seu primeiro contato com um grupo social, sua família. Em seguida, ingressa na escola, que por sua vez, é onde o indivíduo se desenvolve e inicia seus passos para se encaixar em seus próprios grupos sociais.
Mostrando que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas. Os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica.
O papel da escola na tendência tecnicista objetiva em modelar o comportamento humano, a fim de produzir pessoas hábeis para o mercado de trabalho. Os conteúdos de ensino são informações ordenadas numa sequência lógica e psicológica, decorrem da ciência objetiva.
A pedagogia tecnicista é uma tendência que se iniciou no Brasil entre as décadas de 60 e 70, sendo que até o atual momento percebem-se algumas de suas características.
Pedagogia Tecnicista compreende como principal foco no processo educativo a educação marcada pela eficiência dos métodos, ou seja, nem o professor nem o aluno ocupam o centro da prática pedagógica, mas os técnicos da educação.
Em outras palavras, o neotecnicismo pedagógico se faz presente nas atuais políticas educacionais, que enfatizam o critério da qualidade com base na utilização das tecnologias como estratégia de adequação da educação escolar à sociedade da informação.
O papel da escola, na pedagogia histórico-crítica, tem como função revelar os aspectos essenciais das relações sociais que estão ocultos sob os fenômenos que se mostram à nossa percepção imediata. Nessa concepção, o papel do professor torna-se indispensável para o processo de ensino e aprendizagem.