Na Arteterapia utilizamos diversas modalidades expressivas como desenho, pintura, colagem/recorte, modelagem, construção, teatro, música, história da arte, contos, fotografia, literatura, expressão corporal como instrumentos terapêuticos e enriquecedores da qualidade de vida das pessoas.
A arteterapia é um procedimento terapêutico que funciona como um recurso que busca interligar os universos interno e externo de um indivíduo, por meio da sua simbologia. É uma arte livre, conectada a um processo terapêutico, transformando-se numa técnica especial, não meramente artística.
Arte: artistas plásticos, dançarinos, pintores, atores, músicos, fotógrafos, etc. Saúde: enfermeiros, médicos, psicólogos, psicanalistas etc. A arteterapia pode ser trabalhada em grupo ou individualmente.
Na arteterapia junguiana, o psicólogo acompanha a pessoa em seu caminho para a autorrealização, dialogando e procurando facilitar essa jornada através da arte. Uma técnica muito utilizada na arteterapia junguiana é o desenho ou a pintura de mandalas.
A arteterapia usa a atividade artística como instrumento de intervenção profissional para a promoção da saúde e a qualidade de vida, abrangendo hoje as mais diversas linguagens: plástica, sonora, literária, dramática e corporal, a partir de técnicas expressivas como desenho, pintura, modelagem, música, poesia, ...
Tratamentos. Nos serviços de saúde, o estudo indica que as atividades artísticas podem ser usadas para completar ou aprimorar os protocolos de tratamento. Ouvir música ou fazer arte, por exemplo, reduz os efeitos colaterais do tratamento do câncer, incluindo sonolência, falta de apetite, falta de ar e náusea.
A Arteterapia é ideal em qualquer faixa etária. Crianças, adolescentes, adultos, idosos, pessoas com necessidades especiais, entre outros podem se beneficiar da Arteterapia.
A Arteterapia é um processo terapêutico que faz uso da arte e a entende como uma representação simbólica da vida intrapsíquica do indivíduo e também como um recurso mediador da interação com as pessoas. Este processo terapêutico trabalha com a intersecção de vários conhecimentos: educação, saúde, arte e ciências.
Além de terapia da arte, há outras formas de expressão criativa que um paciente pode acatar para relaxar, se auto-conhecer, ou simplesmente por prazer”, aponta o artigo. Independente da forma de arte escolhida, é importante lembrar que o processo criativo em si promove a o bem estar, a saúde e favorece a cura.
A arte beneficia a saúde emocional, facilitando um caminho de expressividade e autoconhecimento, e proporcionando bem estar para a mente e para o corpo.
As artes têm uma grande importância, na vida das pessoas, nas suas mais diversas manifestações, contribuindo para o desenvolvimento de uma personalidade integrada e harmoniosa na sociedade. Daí a pertinência pedagógica em apostar-se seriamente na Arte Educação, na formação das crianças e jovens.
Este artigo fundamenta que a arte e a educação através da arte têm um papel importante na construção de um futuro sustentável porque promovem criatividade, inovação e pensamento crítico, capacidades fundamentais para uma cultura emancipadora, de igualdade e responsabilidade social, e condições essenciais para o ...
A arte é de grande importância para o desenvolvimento humano, porque além de ser uma forma de expressão de um ponto de vista de uma civilização, é também um grande difusor de valores e costumes para nossa sociedade. ... Ao produzir artisticamente, o ser humano articula e estrutura o sentir e o pensar.