O sistema motor, que nos permite executar todos os movimentos de, por exemplo, mexer os braços, pernas, é constituído de dois neurônios motores. ... Logo abaixo do córtex fica um grupo complexo de núcleos de neurônios, chamado “gânglios da base”, que regulam os movimentos.
A porção terminal de cada fibra nervosa que controla o músculo forma de 3 a 1.
Essa junção é conhecida pelo nome de placa motora. O impulso nervoso propaga-se pelo neurônio e atinge a placa motora. A membrana da célula muscular recebe o estímulo. Gera-se uma corrente elétrica que se propaga por essa membrana, atinge o citoplasma e desencadeia o mecanismo de contração muscular.
A hipertrofia e a hiperplasia são processos metabólicos que acontecem simultaneamente em nosso organismo. Sendo assim, a hipertrofia pode ser definida como aumento do volume da fibra muscular, enquanto a hiperplasia se resume ao aumento na quantidade de fibras musculares.
A hipertrofia muscular é um aumento da massa muscular e área transversal. O aumento na dimensão é devido a um aumento no tamanho (não no comprimento) das fibras musculares individuais.
Portanto a contração muscular excêntrica, quando envolvida no aumento da demanda imposta sobre um músculo, tem grande potencial para modificá-lo, aumentando sua força e área de secção transversa, de forma a otimizar sua funcionalidade em seu novo contexto de ação.
Resposta. Exercícios aeróbios como caminhada, corrida, bicicleta, dança, hidroginástica, natação, jogos como futebol, voleibol etc. Os exercícios anaeróbios também melhoram o condicionamento cardio respiratório, mas em menor proporção aos aeróbios.
Ex: praticar musculação 3 vezes na semana; praticar exercício aeróbicos 2 vezes por semana.
Exercícios para aumentar a flexibilidade corporal