O tempo histórico tem como agentes os grupos humanos, os quais provocam as mudanças sociais, ao mesmo tempo em que são modificados por elas. O tempo histórico revela e esclarece o processo pelo qual passou ou passa a realidade em estudo. ... Às vezes, o historiador é obrigado a ir e voltar no tempo.
No tempo cronológico há a contagem dos dias, dos meses, das horas. Já o tempo histórico é marcado por aspectos culturais, sociais, econômicos e religiosos.
As datas antes de Cristo são decrescentes porque utilizamos o Calendário Gregoriano que se baseou na crença cristã, dividindo o tempo histórico ocidental basicamente em dois períodos: antes e depois de Cristo.
O calendário judaico se baseia nos movimentos da Lua e do Sol, sendo portanto um calendário lunissolar. Dessa forma, os meses são contados a partir dos ciclos lunares, e os anos a partir dos ciclos solares. Portanto, os anos podem variar de 12 a 13 meses, com 29 ou 30 dias.
O calendário judaico celebra a entrada do ano 5780. Os judeus contabilizam os meses por meio do ciclo da lua e, com base em cálculos rabínicos, levam em conta o Dia da Criação.
Nisan
23 de Nisan do ano 5781. Nissan (no hebraico נִיסָן, do acadiano nisānu, do sumério nisag "primeiros frutos") é o primeiro mês de 30 dias do calendário judaico religioso (sétimo mês do calendário civil), que se inicia com a primeira lua nova da época da cevada madura em Israel.
domingo