É a união conjugal formada por mais de duas pessoas convivendo em interação e reciprocidade afetiva entre si. Também chamada de família poliamorosa.
As famílias simultâneas são uma realidade cada vez mais frequente no cenário brasileiro. Ocorre quando uma pessoa mantém união estável paralela a um casamento, ou mesmo quando mantém duas uniões estáveis simultaneamente.
Esse conceito de relacionamento é formado por três (raramente quatro ou mais) pessoas que vivem um vínculo amoroso estável. Eles formam um “trisal” ou “quadrisal”, como chamam esse plural de casal. ... Eles dividem o mesmo teto, vão ao cinema, ao supermercado, enfim, fazem programas como um casal tradicional”, diz Rigléia.
Etimologicamente a expressão poliamor é uma palavra híbrida: do grego “poli” que significa muitos, e o termo amor vem do latim. ... É uma relação em que é possível e aceitável amar várias pessoas e manter muitas relações íntimas e sexuais simultaneamente, sendo aberto e honesto dentro deste relacionamento.
Poliamor (do grego πολύ - poli, que significa muitos ou vários, e do Latim amor, significando amor) é a prática ou desejo de ter mais de um relacionamento, seja sexual ou romântico, simultaneamente com o conhecimento e consentimento de todos os envolvidos.
Poligamia: quando uma pessoa criar laços matrimoniais com várias outras aos mesmo tempo, com o conhecimento de todos os envolvidos. ... Relacionamento Mono-Poli: é caracterizado quando um dos parceiros é monogâmico, mas aceita que o seu companheiro mantenha relacionamentos externos (poligâmico).
O poliamor não se caracteriza pela ausência de compromissos, mas pela presença deles de forma plural. Claro que uma pessoa poliamor pode ter amizades coloridas, nada disso se exclui. Mas no poliamor a pessoa está aberta a multiplicar seus compromissos, e não a eliminá-los.
A principal diferença entre o poliamor e o relacionamento aberto é que, no segundo caso, não há amor com a terceira pessoa envolvida. Agora, em muitos casos, essa abertura não é apenas em nível sexual, há uma evolução de sentimento. Essas pessoas deixam de ter apenas relações sexuais paralelas.
Atualidades. Poligamia refere-se à relação onde o homem tem mais de uma mulher, ou até mesmo, onde a mulher tem mais de um marido.
A MONOGÂMIA é aquele relacionamento onde o indivíduo tem apenas um parceiro durante a sua vida ou durante um certo período. Diferente da POLIGAMIA, que, apesar de ser ilegal em alguns continentes, pois não se pode casar com duas pessoas, é a relação de dois ou mais indivíduos dentro de uma união estável.
O que é relacionamento tóxico? O relacionamento tóxico pode ser resumido pelo desejo de controlar o parceiro(a) pelo só desejo de controlar, de tê-lo apenas para si. Esse comportamento surge aos poucos, sutilmente, e vai passando dos limites, causando sofrimento e dor.
Viver relacionamentos não monogâmicos pode alavancar o desejo sexual e fazer com que desfrute mais do sexo....Explicação:
5 vantagens que a poligamia pode trazer à sua relação
Na África, especialmente em países da África Ocidental como é o caso do Burkina-Faso, Senegal, Mali e Guiné, a poligamia vem sendo praticada há séculos sob a tutela da religião muçulmana. Mas há que se levar em consideração que ela não é uma prerrogativa da mesma.
A poliandria nunca foi comum na Índia, mas bolsões persistiram, especialmente entre as comunidades hindus e budistas do Himalaia, onde a Índia encontra o Tibete. Malang fica no Vale Lahaul, um dos lugares mais remotos e isolados da Índia.
O Islão trouxe algumas reformas, particularmente no que se refere ao estatuto das mulheres. O Alcorão reconheceu o direito de uma mulher escolher seu próprio parceiro de casamento e fixou limites à prática da poliginiaː um homem poderia ter até quatro esposas, se ele pudesse providenciá-las e tratá-las igualmente.
Xeique, xeque ou sheik (em árabe: شيخ; romaniz.: xāyẖ , "ancião; chefe, soberano") é um fórmula honorífica em língua árabe, com o significado de "líder" ou "governador". A forma feminina correspondente é sheikha, aportuguesada como xeica.
A lista completa:
Como são e a que se dedicam as esposas dos líderes árabes