Basicamente, os juros de financiamento imobiliário são compostos por dois fatores. O primeiro são custos envolvidos na operação, determinados pela origem dos recursos. Os provenientes do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) custam ao banco 3% ao ano mais a oscilação da TR (Taxa Referencial).
Confira as taxas em 2021 para o crédito imobiliário nas principais instituições bancárias
Juros do financiamento: como funcionam Trata-se de uma relação entre valor financiado e período de tempo na qual o juro é definido em um percentual que incide sobre o valor inicial e influencia a quantia final a ser paga.
Outra opção para conseguir uma redução da taxa de juros do financiamento imobiliário é amortizar a dívida aos poucos — ou seja, reduzir gradualmente o montante devido. Nesse caso, você adianta o pagamento de parcelas para reduzir o saldo devedor e, consequentemente, pagar menos juros.
De acordo com o art. 6º-D da Lei nº 10.
Para isso, basta fazer login com número da conta e senha cadastrada, ir no “Menu”, em seguida em “Solução de Dívidas” e selecionar “Suspensão FIES”. Apesar de não ser necessário assinar termo aditivo e nem comparecer com o fiador no banco, é preciso que o estudante tenha ciência e concorde com as condições de pausa.
Como fazer: O estudante deve acessar a página http://sifesweb.caixa.gov.br, fazer o login e acessar a opção , e em seguida selecionar “Pausar Contrato”, aceitar o temo de compromisso e clicar em “Solicitar Pausa”.
Apesar dos procedimentos para cancelamento e suspensão do contrato do FIES poderem ser feitos pela internet, o (a) estudante pode entrar em contato com o Ministério da Educação, através do telefone
Para fazer a suspensão pelo App, o estudante deve acessar a conta (efetuar login), clicar no menu, selecionar “Solução de Dívidas” e, na sequência, “Suspensão FIES”. A suspensão será efetivada de forma simples, sem assinatura de termo aditivo e sem necessidade da presença de fiador.
a pausa se dá sobre as parcelas vencidas e não pagas a partir de 20 de março. as prestações que forem pausadas serão incorporadas ao saldo devedor do financiamento, nos termos e condições contratados, incidindo juros contratuais sobre as parcelas suspensas e não juros de mora, ou multa por atraso.
Passo a passo para a renegociação da dívida do Fies
Projeto suspende pagamento de parcelas do Fies até junho de 2021. O Projeto de Lei 5510/20 dispensa os estudantes beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), até junho de 2021, do pagamento das prestações (amortização e encargos operacionais do contrato). O texto tramita na Câmara dos Deputados.
A resolução anterior já permitia a suspensão do financiamento, mas limitado a quatro parcelas e autorizado para os alunos que estivessem em dia com os pagamentos. Segundo o FNDE, pouco mais de 151 mil estudantes do Fies aderiram ao programa de suspensão do pagamento das parcelas.
Para acessar o site do fies, basta entrar no endereço eletrônico (http://sisfiesaluno.mec.gov.br) e acessar o seu cadastro através do seu CPF e senha. Após logar em seu cadastro, procure no centro da tela a opção “aditamento disponíveis” e logo abaixo você encontrará a opção “encerramento”,o qual você devera clicar.
Você deve acessar o SisFies e fazer o login com os dados pessoais. Depois, procurar o item “encerramento” e “aditamentos disponíveis”. Será necessário selecionar a opção de pagamento do financiamento, já que o cancelamento só é feito com a quitação do Fies.