A relação entre estresse e voz pode gerar disfonia, além de tensão muscular e/ou falta de energia durante a fonação, rouquidão, perda da qualidade da voz. As manifestações de estresse nos profissionais da voz interferem de forma significativa no desempenho de suas funções.
Rouquidão constante A rouquidão emocional pode ocorrer em períodos de maior estresse e ansiedade e, neste caso, tomar um chá calmante como valeriana e tentar resolver os problemas pode solucionar a rouquidão.
As causas da afonia, a perda repentina da voz, são variadas. Podem ser um processo inflamatório das cordas vocais, como a laringite, uma infecção provocada por vírus (gripes e resfriados) ou bactérias (bronquite, pneumonia), e também ter origem nas alergias e irritações, como as provocadas pelo fumo e pela poluição.
Há casos em que a perda de voz é emocional. Sim! Em situações de resfriado ou uso exagerado do volume da voz é esperado o aparecimento da rouquidão. Contudo, existem situações que a perda da voz pode ter relação direta com o estresse e a depressão, por exemplo.
Laringite aguda - é a causa mais frequente da rouquidão. A laringite aguda é o inchaço das cordas vocais por causa de um resfriado comum ou infecção respiratória. Uso indevido da voz - forçar a voz em situações barulhentas ou falar por muito tempo em um tom diferente do seu também pode causar essa alteração.
Gripes, alergias e resfriados estão muitas vezes na origem da rouquidão ou da perda de voz. No entanto, não raras as vezes, estas alterações surgem na sequência de transtornos ou choques emocionais.
Rouquidão
Algumas dicas para recuperar mais rápido e prevenir problemas na voz são:
Rouquidão: dicas para recuperar a voz
Fique atento pois isso pode ser sinal de que há algum problema na sua saúde. Também chamada de rouquidão, a voz rouca indica que há algo errado no funcionamento da laringe, órgão composto pelas cordas vocais responsáveis pela emissão da voz.
O que se pode fazer para aliviar o desconforto e auxiliar no tratamento das cordas vocais inflamadas é:
4 exercícios simples para engrossar a voz
Não existem alimento que engrossem a voz, mas alimentos que possuem muita água podem ajudar a melhorar a fala, e praticar exercícios para a fala também auxiliam, como é o caso de tentar falar mais grosso, ou ficar fazendo sons graves.
Você sabia que o uso dos anabolizantes pode engrossar a voz? Os anabolizantes são produtos elaborados a partir de um hormônio masculino, a testosterona. No corpo do homem esse hormonio é produzido naturalmente, também está presente no corpo da mulher, mas numa quantidade bem menor.
Como fazer a sobrancelha crescer e engrossar
Óleo de rícino Um dos mais famosos aliados para crescer cabelo e pelos, o óleo de rícino é repleto de ácidos graxos e vitaminas, e tem um alto poder de absorção. Como usar: aplique com um cotonete e deixe por 30 minutos. Lave com água morna e um sabonete neutro. Repita uma vez na semana até ver o resultado.
um mês
Olá, O óleo de rícino pode ser aplicado semanalmente nas sobrancelhas.
A umectação com óleo de rícino pode ser feita durante o dia ou à noite. No primeiro caso, basta aplicar o produto em todo o comprimento dos fios. Depois, deixá-lo agir por cerca de 30 minutos e lavar normalmente. Já na umectação noturna, o óleo vegetal deve ser mantido nos cabelos durante a noite e lavado pela manhã.
E evite tocar com a superfície do aplicador em alguma superfície não estéril. Feito isso, deixe-os secar. Assim que estiverem secos, com ajuda de uma seringa descartável preencha o tubinho de rímel com o óleo e utilize de 2 a 3 vezes no dia em cílios e sobrancelhas.
Isso não é um mito! Extraído da mamona, ele possui ativos que melhoram a circulação, estimulam a atividade celular, combatem bactérias e fungos, hidratam e nutrem os fios. Isso quer dizer que ele pode ser utilizado para fortalecer e estimular o crescimento não só dos cílios e sobrancelhas, como também dos cabelos.
Um pouco do óleo puro em cada unha, agindo por uma hora, é o suficiente para proteger as cutículas, tirando o aspecto ressecado. Como as cutículas formam uma espécie de película protetora, a hidratação no local permite que as unhas fiquem mais fortes e cresçam com mais rapidez.
Depois de algumas semanas de uso (se for necessário aplicá-lo todas as noites, é claro), ele promete um rosto radiante, olhos melhorados, cabelos mais volumosos e unhas fortalecidas …
Hidrate os fios Hidratar a região dos folículos é um dos segredos. Aplique diariamente óleo nas partes inferior e superior dos cílios, com cuidado. Ao manter a área hidratada, o crescimento dos fios acelera e a queda diminui. Entre os produtos indicados estão óleo de rícino, azeite de oliva e aloe vera.
O óleo de ricínio tem ação laxante rápida e, por isso, promove uma evacuação aquosa entre 1 a 3 horas após a administração.
Sara explica que o óleo de rícino pode ser usado puro no couro cabeludo ou na seguinte receita caseira: Hidratação para os fios: 1 pote de iogurte natural + 1 colher (sopa) do óleo de rícino. Aplicar nos cabelos lavados e ainda úmidos e deixar agir por 20 minutos.
Frequência: fazer no máximo 2 vezes por semana, mesmo se lavar o cabelo diariamente. Quem tem cabelo oleoso só deve aplicar o produto após 10 cm da raiz, e se tiver cabelo curto, só nas pontas.
O uso do óleo de Rícino é contraindicado para crianças pequenas, pessoas que possuem cólon irritável e obstrução intestinal, lactantes e mulheres grávidas, já que esse óleo pode induzir o parto.