O chamado conflito de gerações é um problema causado pelo choque entre as visões de pessoas que nasceram em épocas distintas e têm sua relação com os relacionamentos, o trabalho e com a vida de forma geral, fortemente influenciada pelo contexto em que viveram.
Devido à inquietude e à ansiedade em conquistar espaço e buscar crescer profissionalmente em curto prazo, as gerações mais recentes correm o risco de se precipitar, tomando atitudes que prejudiquem a sua carreira. Por isso, eles podem se beneficiar com a orientação de profissionais mais maduros e experientes.
Para garantir que a comunicação interna atinja todas as pessoas, é preciso tomar alguns cuidados:
As diferentes gerações se comportam de modo desigual no trabalho, tendo características próprias de seu tempo. Muitas vezes, isso pode gerar conflitos e muitos problemas de comunicação dentro da empresa, dificultando, assim, o relacionamento no ambiente corporativo. ... Cada geração tem características próprias.
A valorização do outro é reconhecer, aceitar as diferenças e aprender com elas. Não se sentir ameaçado pelo novo, pelo diferente. E, no conflito de gerações, é fundamental entender que cada geração tem com o que contribuir, entender que é possível que os mais maduros aprendam com os mais novos e vice-versa.
Sobretudo, a principal forma de obter o melhor de cada geração no mercado de trabalho é conversar com seus colaboradores e falar sobre a ideia de aprender características de outras gerações. Assim, todos evoluem por igual graças aos companheiros de gerações distintas.
Atualmente, encontramos no mercado, trabalhando lado a lado, quatro gerações com perfis totalmente diferentes — Baby Boomers, X, Y (ou millennials) e Z. Cada uma delas cresceu e vivenciou suas experiências em um mundo distinto.
Há algumas divergências na forma como as gerações são divididas, mas a mais aceita atualmente é a que separa a população mais recente em 4 grupos: Baby Boomers (1946-1964), Geração X (1965-1980), Geração Y ou Millennial (1981-1996) e Geração Z (1997-2010).
A geração Z é composta por jovens nascidos a partir de 1995, que tem como principais características o questionamento, a não aceitação de hierarquias verticais, a preferência por horários flexíveis em sistema home office e a intimidade com a tecnologia.
Mas você sabe quem são os millennials? Também conhecidos como geração Y, os millennials representam uma faixa demográfica da população mundial. Alguns estudiosos diferem sobre as datas exatas, mas estima-se que essa geração representa os nascidos entre o período da década de 80 até o começo dos anos 2000.
As crianças nascidas a partir de 2010 formam a mais nova geração, chamada Geração Alpha. São os filhos da geração Millennial: já pertencem a um mundo tecnológico e conectado desde os primeiros meses de vida, sendo conhecidos como nativos digitais.