EQST

Quem Foram Os Jesutas No Brasil Colonial?

Quem foram os Jesuítas no Brasil colonial?

Os jesuítas liderados por Manoel da Nóbrega chegaram à colônia Brasil em 1549, junto a Tomé de Sousa, o primeiro governador-geral enviado por Portugal. A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras.

Qual foi a missão dos jesuítas no Brasil?

As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Brasil Colônia, entre os séculos 16 e 18. O principal objetivo era catequizar os índios. ... Para que adotasse a fé cristã, a população indígena tinha de ser instruída e ganhava conhecimentos de leitura e escrita.

Como era a vida nas missões jesuítas?

A função dos jesuítas era evangelizar e incentivar os indígenas a assimilar os costumes europeus. Obviamente, as resistências indígenas foram parte do cotidiano das missões. ... Na relação com os indígenas, os missionário consideravam poligamia, canibalismo e nudez como os maiores desafios da conversão.

Onde os jesuítas se instalaram no Brasil?

Os jesuítas chegaram ao Brasil em 1549 e começaram sua catequese erguendo um colégio em Salvador da Bahia, fundando a Província Brasileira da Companhia de Jesus.

Em que consiste a pedagogia catequética dos jesuítas?

B – A Pedagogia Catequista visada pelos jesuítas se constituía em um ensino oral, de extensão por doutrinação social, metódica, ensinamento e catequização.

Qual a importância da Companhia de Jesus para a educação no mundo?

A Companhia de Jesus foi criada com a finalidade de combater o movimento protestante, e tinha como lema “Para a Maior Glória de Deus” (“Ad Majorem Dei Gloriam”). Tinham como prioridade a atividade missionária e a educação religiosa, fato que os levou a influenciar até mesmo as Índias e o Extremo Oriente.

O que fazia parte do projeto jesuíta?

Resposta. Explicação: Os jesuítas liderados por Manoel da Nóbrega chegaram à colônia Brasil em 1549, junto a Tomé de Sousa, o primeiro governador-geral enviado por Portugal. A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras.

Qual era a fé que os jesuítas pregavam quais eram os costumes que exaltavam era a mesma dos povos originários?

Resposta. A) eles pregavam o catoliscismo. Eles exaltavam os santos e Jesus, pregava sobre Deus e Jesus e Virgem Maria. Não pois os povos nativos acreditavam em deuses.

Por que os portugueses queriam catequizar os índios?

Resposta. Os Jesuítas catequizavam os índios para transmitir costumes, a língua portuguesa e espanhola e principalmente a verdadeira fé cristã/catolicismo. Os Jesuítas não respeitavam as crenças dos índios e costumes que eles tinham, foi um trabalho muito difícil para eles conseguirem isso.

O que os portugueses fizeram com os índios?

Davam espelhos, apitos, colares e chocalhos para os indígenas em troca de seu trabalho. Interessados nas terras, os portugueses usaram a violência contra os índios. Para tomar as terras, chegavam a matar os nativos ou até mesmo transmitir doenças a eles para dizimar tribos e tomar as terras.

Qual o principal motivo que levou os portugueses a não utilizarem a mão de obra escrava no Brasil?

Resposta. Foi por causa das doenças que os Europeus trouxeram para o Brasil na época (Oque levou a muitas mortes indígenas) e pela maior resistência e "durabilidade" da mão de obra Africana.

O que os portugueses teriam feito com os indígenas prisioneiros?

O que os portugueses teriam feito com os indígenas prisioneiros foi basicamente escravizar todos os índios capturados, utilizando-os como mão de obra em seus trabalhos.

Em quais atividades os indígenas foram usados como Mão-de-obra pelos portugueses?

A escravização indígena ocorreu desde o início da colonização portuguesa no Brasil. ... No início da colonização houve a venda de prisioneiros – que seriam destinados aos rituais antropofágicos – aos portugueses, que passaram a utilizá-los como mão de obra escrava.

Por que a mão de obra indígena foi considerada problemática para os portugueses?

A segunda das razões pelas quais a mão de obra indígena foi substituída por escravos africanos é que os índios não estavam acostumados com o trabalho forçado, sendo que muitos não suportavam; havia fugas e rebelões constantes, além de que milhares de indígenas morreram por causa das doenças trazidas pelos portugueses.