Prezado internauta, o uso de água oxigenada para bochecho não trás nenhum problema, porém é aconselhável fazer por períodos curtos pois o uso de água oxigenada ou mesmo enxaguantes bucais pode alterar a flora bacteriana da boca e levar a infecções anômalas.
Misturar 2 colheres de sopa de água oxigenada 10 volumes em 1 copo de água. Mexer para a solução ficar bem homogênea. Em seguida, fazer os gargarejos o máximo que conseguir. Cuspir e repetir até a solução do copo acabar.
Esta solução é uma ótima opção para antissepsia da garganta, ajuda matar bactérias e evitar que um quadro viral leve evolua para um quadro bacteriano mais intenso e que, em geral necessita de antibiótico para o tratamento. Pode ser feito 3-4 x dia, sem deglutir a solução.
Sim, o vinagre, mesmo com um cheiro e um gosto fortes, ajuda a eliminar o mau hálito. Use duas colheres de sopa de vinagre e uma colher de sopa de sal diluídos em um copo de água para lavar a boca. É eficaz principalmente quando o mal hálito é proveniente do consumo de cebola e alho.
Como fazer o tratamento caseiro para gengivite com água e sal:
Para quem não sabe, o bochecho de água com sal é uma forma de limpar a boca e combater muitos micro-organismos — já que estes podem ser os causadores da dor e desconforto. Se você não sabe como fazer, basta diluir 1 colher de chá de sal em 1 copo de água e bochechar por — pelo menos — 30 segundos.
Misture meia colher de chá de sal para uma xícara de água morna e faça bochecho por cerca de 30 segundos. Enxágues com sal podem aliviar a dor na boca, porque removem bactérias para alívio temporário.
Os gargarejos de água morna com sal, bicarbonato de sódio, vinagre, camomila ou arnica são fáceis de preparar em casa e ótimos para aliviar a garganta inflamada porque possuem ação bactericida, antimicrobiana e desinfectante, ajudando a eliminar os microrganismos que podem agravar a inflamação.
Como tratar gengiva inchada?
Caso aconteça um corte na gengiva, a odontologista indica como primeiro cuidado tentar estancar o sangramento. Evite também tocar na área machucada e não fazer bochecho. “Coloque uma gaze estéril sobre o corte e realize uma compressão por 5 minutos para conter o sangramento”, orienta ela.
Para que os tecidos da gengiva possam cicatrizar mais rápido, diminuindo a dor e o inchaço deve-se comer alimentos ricos em proteína como ovo cozido, frango desfiado ou peixe assado, por exemplo. Estes alimentos contém os nutrientes que o corpo precisa para fechar a ferida mais rápido, acelerando a cicatrização.
André Alvim. “A gengiva que está ao redor do dente retrai, expondo assim a raiz do dente”, explica. Então, não é que seus dentes tenham crescido ou aumentado de tamanho - na verdade, a retração fez com que a parte escondida pela mucosa bucal aparecesse no sorriso.