Considerada uma arquitetura “de paredes transparentes, luminosas e coloridas”, a arquitetura gótica considera o vitral um importante elemento, pois cria uma atmosfera mística que deveria sugerir, na visão do povo medieval, as visões do Paraíso, a sensação de purificação.
A arte gótica foi uma expressão artística da Baixa Idade Média (século XII) que perdurou até o Renascimento. Denominada de arte das catedrais, ela era realizada nas cidades. Foi uma reação ao estilo românico e pretendeu rivalizar com os mosteiros e basílicas que eram construídas no campo.
A arte gótica, ou o estilo gótico, surgiu no norte de onde hoje se localiza a França, no século XII, e difundiu-se inicialmente como um estilo arquitetônico para diversas localidades da Europa até o século XV.
A arte neogótica chegou ao Brasil por volta de 1880, ainda no reinado de D. Pedro II, e influenciou a construção de diversas igrejas. Uma das mais famosas é a Catedral da Sé, em São Paulo. Conhecida também como Catedral Metropolitana de São Paulo, a igreja foi construída em 1913, sendo concluída em 1967./span>
Primeiramente, o estilo gótico tem inspiração religiosa, mas não só. O fator econômico, portanto, também rege esse período que, a partir das construções, concretiza a igreja e a monarquia. Mas, nada disso teria sido possível sem o financiamento da burguesia./span>
Abóbodas: as mais utilizadas no estilo gótico foram as abóbadas de cruzaria. ... Vitrais: pedaços de vidros coloridos e com temas religiosos marcam o estilo gótico. Os vitrais foram muito usados como ornamentos no interior das catedrais góticas pois permitiam maior entrada de luz nas construções./span>
Os primeiros exemplos do gótico normando incluíam a Catedral de Coutances (1210-1274), a Catedral de Bayeux (reconstruída a partir do estilo românico no século XII), a Catedral de Le Mans (reconstruída a partir do românico do século XII) e a Catedral de Rouen.
A arquitetura gótica foi desenvolvida a partir das construções do estilo românico, muito difundido anteriormente. A arquitetura românica caracterizava-se por abóbodas arredondadas sustentadas por arcos semicirculares.
Características da Arquitetura Gótica Também conhecido como “obra francesa”, o estilo surgiu ao norte da Europa em meados da Idade Média, que durou entre os séculos V e XV./span>
Arquitetura Romana é uma manifestação artística dos Romanos que sofreu grande influência da arquitetura grega e estrusca. O luxo, a grandiosidade e a simetria das formas são algumas de suas características. Como exemplos de obras estão os templos, termas, basílicas, anfiteatros e arcos do triunfo./span>
Os Aquedutos Romanos refletiam a filosofia romana de objetividade e praticidade. Roma nos deixou volumosas estruturas que tinham a função de conduzir a água pelas cidades. ... A água chegava nas proximidades das cidades e era despejada em reservatórios denominados castellum.
Os romanos construíram vários aquedutos para levar água de fontes muitas vezes distantes de suas cidades e vilas, fornecendo banhos públicos, latrinas, chafarizes e residências privadas. Os aquedutos também forneciam água para operações de mineração, trituração, agricultura e jardinagem.
Muitos deles eram túneis cavados nas encostas. Os primeiros aquedutos dependiam da gravidade para poder criar o fluxo de água. ... Para levar a água passando por vales, construíam-se aquedutos em forma de pontes com arcos, em dois ou três níveis superpostos. A água corria por um canal pelo arco mais alto.