As cantigas lírico-amorosas apresentam duas modalidades: as cantigas de amigo, nas quais o poeta põe as palavras na boca de uma mulher, apresentando por isso um eu lírico feminino, e as cantigas de amor, nas quais o poeta fala por si próprio, contendo, por isso, um eu lírico masculino.
Os Cancioneiros são coletâneas de manuscritos das cantigas trovadorescas que foram produzidas em galego-português na primeira época medieval (a partir do século XI). Eles reúnem cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer, e que foram escritas por diversos autores.
Os principais cancioneiros são o “da Ajuda”, “da Vaticana” e “da Biblioteca Nacional”.
O Cancioneiro da Vaticana encontra-se na Biblioteca do Vaticano. Tem 1205 composições, de todos os tipos, e é um apócrifo ou cópia, realizada em Itália no século XVI sobre o original que data provavelmente do século XIV. Foi descoberto no século XIX.
Dependendo da época em que a música foi composta, os cancioneiros podem ser divididos entre medievais, renascentistas e contemporâneos....Cancioneiros renascentistas
Os Cancioneiros - Literatura Portuguesa
Os cancioneiros da época são coletâneas de lirismo trovadoresco galaico-português (cantigas de amigo, cantigas de amor, cantigas de escárnio e de maldizer). Três desses livros chegaram até os dias atuais: Cancioneiro da Vaticana.
Resposta. Na verdade existem cerca de 1080 cancioneiros medievais portugueses, porém segue uns alguns dos principais: cancioneiro da ajuda, cancioneiro da vaticana, cancioneiro da biblioteca nacional.