Surgiram no Século II a.C., em 131 a.C e são uma espécie de antepassado dos diários oficiais. São as percursoras do jornalismo moderno pela periodicidade e atualidade das informações. Tinham o objetivo de divulgar os principais acontecimentos da então República ( julgamentos, casamentos, comícios etc).
Foi só a partir de 1650 que surgiu o primeiro jornal impresso diário do mundo, o Einkommende Zeitungen (Notícias Recebidas) fundado na cidade alemã de Leipzig. A primeira revista, em estilo almanaque, foi o Journal des Savants (Diário dos Sábios), fundado na França em 1665.
A Gazeta do Rio de Janeiro, fundada em 10 de setembro de 1808, foi o primeiro jornal impresso no Brasil, nas máquinas da Impressão Régia, no Rio de Janeiro. (O Correio Braziliense é um pouco mais antigo, mas era impresso em Londres.) Seu lançamento marca o início da imprensa no país.
As várias histórias do surgimento do jornal impresso encontra-se em alguns livros e pesquisas já realizadas, mais tudo indica que o primeiro jornal surgiu pelo o Imperador Júlio César, através de pesquisas nota-se que Júlio César ousou quando utilizou o jornal para falar com a população do seu império, como participava ...
A Origem dos Jornais e do Jornalismo A Acta Diurna era uma publicação oficial do Império Romano, criada no ano de 59 a.C. durante o governo imperial de César.
A Imprensa é a junção das ferramentas e veículos de comunicação que são responsáveis pelo exercício do Jornalismo. A origem do termo vem da “prensa móvel”, um processo gráfico que foi pesquisado e inaugurado por Johannes Guttenberg em 1440 e séculos depois, no início do século XVIII foi adaptado para fabricar jornais.
Paulo, de Nova York, o jornalista Paulo Francis passou a escrever “mídia” ao se referir à grande imprensa, que abriga os grandes veículos com reconhecida influência na população e nos governos.
Historicamente a idéia de exigir uma plataforma para criação de fóruns, postagens e compartilhamentos surgiu por volta de 1970, com os sistemas BBS e Usenet, que perderam espaço nos anos 90, com a chegada do IRC e ICQ, que traziam como grande atrativo a possibilidade de troca de mensagens instantâneas, criando então ...
A invenção da imprensa por Johann Gutenberg, no século XV, foi um dos acontecimentos que mudaram a história da leitura e da circulação de ideias em escala mundial. ... Esse dispositivo foi inventado por Gutenberg na década de 1430. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A Bíblia foi o primeiro grande livro a ser impresso em tipos móveis e a circular entre a população, inicialmente na Alemanha, onde a imprensa foi inventada, e, posteriormente, no restante da Europa, quando outras traduções foram feitas.
Jornalismo é a coleta, investigação e análise de informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos, ideias e pessoas que são notícia e que afetam a sociedade em algum grau. ... Os conceitos do papel apropriado do jornalismo variam de país para país.
A importância da imprensa para o Renascentismo foi fundamental, visto que ela aconteceu graças a Johann Gutenberg durante o século XV. Esse evento é conhecido formalmente como a criação da imprensa e da mídia impressa, o que permitia a circulação e a leitura acerca da história e das ideias.
Após a invenção da imprensa, imprimir e compor livros deixaram de ser práticas manuais e artesanais e tornaram-se uma produção em série mecanizada. ... Se na elaboração manual dos livros (que eram chamados de códex, ou códice), o tempo gasto era enorme; com a imprensa, esse tempo foi amplamente reduzido.