A pintura do rococó retratava o cotidiano da aristocracia nos jardins, parques ou área interiores luxuosas. Retratos femininos ou cenas de galanteio em ambientes livres eram frequentes. Tudo era passado com leveza e alegria. Também apareciam referências aos mitos, deuses, anjos e pequenos cupidos.
“Rococó” é um substantivo masculino de origem francesa (rocaille, que significa “concha”) e faz alusão a um estilo artístico tipicamente decorativo. Ele prosperou na Europa (especialmente no sul da Alemanha e na Áustria) do início ao fim do século XVIII, marcando a passagem do Barroco para o Arcadismo.
Rococó é o estilo artístico que surgiu na França como desdobramento do barroco, mais leve e intimista que aquele e foi usado inicialmente em decoração de interiores. ... No Brasil, foi introduzido pelo colonizador português e sua manifestação se deu principalmente no mobiliário, conhecido por estilo ”Dom João V”.
Principais artistas da arte rococó
A diferença entre o Rococó e o Barroco é mínima. ... O Rococó surge como uma forma pejorativa da arte barroca, pois, esta era totalmente destinada às construções religiosas, enquanto o Rococó, gradualmente, foi se introduzindo na sociedade europeia, na pintura, decoração de interiores, etc.
Na pintura, predominam as cores suaves e a temática bucólica. Na escultura, sobressai a delicadeza nas linhas. Artistas como Balthasar Neumann (arquiteto), Jean-Honoré Fragonard (pintor) e Ignaz Günther (escultor) foram destaques no período. No Brasil, o principal nome é Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa).
Os anjos, as madonas e os santos que pintou apresentam às vezes traços mestiços. Por causa disso, muitas vezes é tido como um dos precursores de uma arte genuinamente brasileira.
Perceba que, em contraste com o Barroco, as cores do Rococó são leves e vivas, o branco e os tons claros de rosa, azul e verde surgem substituindo as cores sombrias e o excesso de dourado típicos do Barroco.
Na arquitetura, o Rococó foi, a princípio, um novo estilo decorativo, onde cores vivas foram substituídas por tons pastéis. ... A escultura ganhou importância, abandonando totalmente as linhas do Barroco: seu tamanho diminui e passam a ser feitas em gesso e madeira pintados com cores suaves.
Marquesa Madame de Pompadour: A partir da década de 1770, começa-se uma anglomania na França, incorporam-se certos costumes ingleses como o de passear pelo campo e desfrutar o ar livre.
Resposta. Nesse estilo artístico, passam a predominar as tonalidades claras e luminosas, a técnica do pastel passa a ser bastante utilizada, dentre os pintores desse período os melhores são Watteau e Chardin.
Como eram as pinturas que ornamentavam os interiores dos prédios no Rococó? Eram pinturas suaves formadas por elementos decorativos, como laços e flores feitos com estuque (massa de gesso). ... No Rococó os temas eram mundanos, ou seja, eram retratados ambientes como jardins, parques ou interiores luxuosos.