Qual a importância da administração do ácido fólico e sulfato ferroso na gestação? O ácido fólico e sulfato ferroso atuam na divisão das células, prevenção dos defeitos do tubo neural e reduz o nascimento de bebês prematuros e com baixo peso.
A suplementação profilática de ferro é recomendada para crianças entre 6 meses e 24 meses de vida, na dose de 1mg de ferro elementar/Kg/dia.
O medicamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) assim como o sulfato ferroso, essencial para prevenir a anemia durante a gravidez. O ácido fólico não engorda, previne contra a anemia, assim como o sulfato ferroso, e auxilia o funcionamento do sistema vascular.
De acordo com orientações atualizadas do Ministério da Saúde, a suplementação vitamínica com ácido fólico é recomendada para a mulher em idade fértil, dois meses antes de engravidar e nos dois primeiros meses da gestação.
Sulfato Ferroso deve ser ingerido 1 hora antes ou 2 horas depois de produtos lácteos, ovos, café, chá, pão e cereais integrais.
A prescrição de ferro profilático deve começar a partir do conhecimento da gravidez até o terceiro mês após parto(3). A dose recomendada é de 30 a 60 mg de ferro elementar, o correspondente a 150 a 300 mg de sulfato ferroso ao dia(3).
Dosagem
Ferronil deve ser administrado após as refeições, acompanhado de água ou suco de frutas. Não administrar o sulfato ferroso junto com leite ou bebidas alcoólicas. Adultos: 1 comprimido (40mg de ferro) 4 vezes ao dia, após as refeições.
Para as crianças, a recomendação diária é de 1 mg a 2 mg por quilo para crianças com até 10 kg; já os homens devem ingerir 10 mg de ferro por dia; para as mulheres, essa necessidade sobe para 15 mg, principalmente após a menstruação ou em caso de gravidez, quando pode ocorrer perda de ferro pelo sangue.
A maioria dos estudos teve duração de um a três meses. O sulfato ferroso foi a forma de suplemento mais usada nos estudos. Encontramos evidências de que a suplementação com ferro reduz a prevalência de anemia e a deficiência desse mineral, além de aumentar o nível de hemoglobina no sangue e as reservas de ferro.
– Mantenha o corpo saudável repondo nutrientes: é aconselhável continuar tomando as vitaminas e o sulfato ferroso indicados no pré-natal até seis semanas após o parto ou até quando a mãe estiver amamentando exclusivamente no peito.
Incidências mais frequentes. Coloração escura nas fezes, cãibras, dor abdominal ou estomacal, diarréia, náuseas, pirose, constipação intestinal e vômitos.
Conheça algumas dicas importantes que contribuirão para regular o ritmo do seu intestino:
1. Tomar água morna com limão ao acordar. Tomar água morna com limão ao acordar pode ser uma boa forma de melhorar o intestino preso porque a água morna ajuda a amolecer as fezes, enquanto o limão estimula o intestino a se movimentar.