A desmineralização é um deles, caracterizado pela perda de cálcio do dente. Por um lado, ela pode trazer consequências desagradáveis para o paciente se não for tratada, como o aparecimento de cáries. Por outro, a remineralização é uma solução que pode ser aplicada e que vai ajudar a contornar o problema inicial.
Conheça o quadro de desmineralização dental Segundo as explicações do profissional, a desmineralização dental é um processo caracterizado pela perda de cálcio do dente. Este mineral, que o constitui, é responsável por dar dureza na camada mais externa da estrutura, o esmalte dentário.
B) O que provoca a cárie dentária? Nos três primeiros quadros da tira, que microrganismo é representado? A cárie dentária é formada através de um processo dinâmico de desequilíbrio da desmineralização do esmalte do dente (hidroxiapatia), pela perda de minerais e na presença de acidez.
Para Heaney10, ela depende de três prováveis fatores que se inter-relacionam: os níveis de hormônios circulantes que agem no processo de calcificação, a sobrecarga mecânica imposta ao esqueleto, além da ingestão adequada de cálcio e vitamina D e a sua produção.
A renovação do osso é provocada por uma acção sequencial dos diferentes tipos de células ósseas: os osteoblastos, responsáveis pela formação de osso novo, e os osteoclastos, que se encarregam da destruição do osso envelhecido, em que os osteoclastos começam por reabsorver o osso nos diversos pontos em que o tecido já ...
Os osteoclastos podem promover a redução da massa óssea ao produzirem enzimas que têm a capacidade de remover o cálcio e o fósforo do tecido ósseo..
A secreção desse hormônio é controlada, basicamente, pela concentração de cálcio plasmático, ou seja, o aumento dos níveis deste elemento faz com que os níveis de calcitonina subam e vice-versa.
Diminui a concentração de cálcio no sangue, portanto, contribui na regulação da Calcemia; Inibe a atividade dos osteoclastos e a absorção de Ca+2 nos intestinos; inibe a reabsorção de Ca+ pelas células dos túbulos renais. Aumenta a fixação de cálcio e fosfato nos ossos.
6.
O papel principal do hormônio polipeptídico calcitonina é controlar o metabolismo ósseo do cálcio e dos níveis sanguíneos de cálcio no organismo. Por muitos anos, a calcitonina tem sido usada para manter e melhorar a densidade mineral óssea e reduzir a taxa de fraturas.
Ela produz dois hormônios, triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), que regulam o seu metabolismo, que é a maneira como o seu corpo usa e armazena energia. A função da tireoide é controlada pela glândula hipófise, localizada em seu cérebro.
A calcitonina - hormônio secretado pela tireóidea, por sua vez, aumenta a deposição de cálcio nos ossos, efetuando ação inversa, com intensidade um pouco menor.
O paratormônio é produzido pelas glândulas paratireóides, localizadas posteriormente à glândula tireóide. A calcitonina é produzida pelas células parafoliculares da tireóide (estas não fazem parte dos folículos tireoideanos).
Paratormônio alto: Normalmente é indicativo de hiperparatireoidismo, principalmente se a dosagem de cálcio no sangue estiver elevada. Além do hiperparatireoidismo, o PTH pode estar elevado no caso de insuficiência renal crônica, deficiência de vitamina D e na hipercalciúria.
O hormônio da paratireóide (PTH) é produzido nas glândulas paratireóides e atua no tecido ósseo e rins, controlando a concentração sérica do cálcio e fósforo.
Como é feito o tratamento O magnésio ajuda a estimular a produção do PTH e, por isso, pode ser útil, especialmente quando seus níveis também estão baixos. Outros remédios, como diuréticos tiazídicos ou reposição de PTH recombinante podem ser orientados pelo endocrinologista, a depender de cada caso.