A Imigração Açoriana no Brasil foi estimulada pelo interesse de Portugal em povoar o território do Brasil colônia, alternativa empregada para impedir a exploração das novas terras portuguesas por outras nacionalidades. A vinda de imigrantes açorianos stá muito ligada à imigração de portugueses no Brasil.
Chegando ao Brasil, os migrantes açorianos ocuparam terras sobretudo em Porto Alegre (cidade que já foi chamada de Porto dos Casais, em alusão aos casais açorianos que ali desembarcaram) e Santa Catarina, formando ao longo do século XVIII importantes colônias nessas cidades.
Estima-se que entre 1748 e 1756 entraram no Rio Grande do Sul aproximadamente 2300 açorianos (o que representava cerca de dois terços da população gaúcha). Na Capitania de São Pedro do Rio Grande, estabeleceram-se inicialmente em Viamão, dispersando-se para Rio Pardo, Santo Amaro e Taquari.
O ano de 1752 é o referencial cronológico que assinala o desencadear da imigração açoriana para o Rio Grande do Sul, a partir de sua chegada ao porto do Rio Grande de São Pedro.
José Marcelino de Figueiredo
Sob o brasão, Lê-se o lema "Liberdade, Igualdade, Humanidade". Lema esse que tem origem na Maçonaria e na Revolução Francesa. No centro está um barrete frígio, um símbolo republicano desde a Queda da Bastilha.