Os iluministas criticavam os privilégios de nascimento, característica da sociedade estamental. ... Os iluministas criticavam o controle do Estado sobre a economia, isto é, o intervencionismo e o protecionismo. Propunham a liberdade econômica, a livre concorrência entre empresas e nações.
O Iluminismo defendia que todos deviam ser iguais perante a lei. A igualdade, a tolerancia religiosa, liberdade pessoal e social, economia do mercado, etc... Combatia o Absolutismo Monárquico e a Autonomia Intelectual.
lO iluminismo defendia o uso da razão, que era a luz, contra o antigo regime, que era como trevas. Essa razão seria um caminho para a liberdade e a autonomia. Também defendia maior liberdade econômica, a criação de escolas (para tornar o povo mais educado) e a liberdade política e religiosa.
O Iluminismo Educacional representou o fundamento da pedagogia burguesa que até hoje insiste predominantemente na transmissão de conteúdos e na forma social individualista. Kant acreditava que o homem é o que a educação faz dele , através da disciplina , da didática , da formação moral e da cultura.
O iluminismo foi uma ameaça ao regime colonial português pois colocava em dúvida as bases ideológicas, políticas e simbólicas do Absolutismo, que era o sistema político que organizava o sistema colonial português.
Sobre a Pedagogia: um projeto iluminista de educação, conhecimento, moral de liberdade em Kant. ... Assim, é estabelecida a relação da pedagogia com o conhecimento, a moral, e o melhor exercício da liberdade advindo da razão.
Resposta. Resposta: Muitas revoluções foram influênciadas como Revolução Francesa, Revolução pela independência da América Latina, independência dos EUA, Revolução Farropilha, Inconfidência Mineira, e etc...