Literatura de informação é um segmento do Quinhentismo, o primeiro movimento literário ocorrido no Brasil, logo após a chegada dos colonizadores portugueses. Possui esse nome pois seu principal objetivo era informar o que ocorria na colônia portuguesa. ... A literatura de informação teve seu fim no começo do século XVII.
A ideologia mercantilista e religiosa européia vai se traduzir em duas vertentes literárias do quinhentismo brasileiro: a literatura informativa (relatos dos viajantes, enfocando as riquezas materiais da colônia), e a literatura dos jesuítas, voltada para o trabalho de catequese.
Com a chegada dos portugueses em território brasileiro em 1500, as terras encontradas foram relatadas pelos escrivães que acompanhavam os navios. Assim, a literatura de informação foi produzida pelos viajantes no início do século XVI, no período do Descobrimento do Brasil e das Grandes navegações.
O nome quinhentismo vem da época em que o movimento literário surgiu no Brasil. Esses movimentos literários aconteceram por volta de 1500, quando os portugueses chegaram às ilhas brasileiras, por isso, o período literário do quinhentismo no Brasil se manteve como um reflexo da tradição literária portuguesa.
O Quinhentismo é o nome dado a todas as formas de expressões literárias ocorridas no Brasil durante o século 16. O quinhentismo representa a visão dos europeus que aqui chegaram acerca da colônia, dos índios e das riquezas naturais. ... Isso ocorre porque tais formas de literatura informavam aos europeus como era o Brasil.
A Literatura de Informação corresponde aos textos de viagens escritos em prosa e fazem parte do primeiro movimento literário do Brasil: o Quinhentismo (1500-1601). ... Além da literatura de informação, o movimento quinhentista é formado pela Literatura de Catequese, escrito pelos jesuítas.
O Quinhentismo, no Brasil e em Portugal, designa uma importante fase da história da literatura desses países, apesar de ter se expressado de modo diferente em um e outro. No Brasil, designa o conjunto de textos e autores do período colonial, compreendendo os três primeiros séculos desde a conquista portuguesa.
Importância do quinhentismo A produção literária do quinhentismo é de suma importância para a história, a filosofia e a literatura, pois é através dela que podemos analisar os relatos de como era o Brasil e o seu povo naquele período, mesmo que visto pelo homem europeu com costumes e realidades diferente da nossa.
Carta de Pero Vaz de Caminha