No Ocidente medieval as cidades muradas variam de região para região, ganhando essa função de protetora, ao passo que existe a insegurança, e as pessoas se aproximam das muralhas construídas, formando grande número de aglomerações (BOUCHERON/ MENJOT, s.d. p.
Além da destruição, muitas fazendas romanas foram abandonadas pelos camponeses temerosos com a chegada dos germânicos. Assim, a diminuição da produção e o enfraquecimento do comércio resultaram na falta de abastecimento das cidades. Nesse cenário, a fome espalhou-se e contribuiu para o surgimento de doenças epidêmicas.
A partir do século XI, na Europa feudal foram introduzidas importantes inovações técnicas na agricultura, tais como: A) O uso do arado de ferro(a charrua) em lugar do arado de madeira. B) A introdução do sistema de cultura em três campos(rotação trienal). C) Um novo modo de atrelar o cavalo usado para puxar o arado.
Os principais motivos da crise do sistema feudal foram a retomada do comércio, tanto local quanto internacional, e o fortalecimento do poder militar das casas nobres que haviam estabelecido acordos com a alta burguesia.
Resposta. A principal inovação técnica foi a irrigação, utilizada para a agricultura que estava se desenvolvendo na região da Mesopotâmia. A agricultura e a criação de animais foram os principais fatores para o processo de sedentarização do homem.
O período teve a invenção dos óculos, no século XIII; da prensa móvel, no século XV; e a invenção dos primeiros relógios mecânicos. Instrumentos utilizados até hoje pelo homem, como a bússola e os mapas, também foram criados e aprimorados durante a Idade Média.
O uso do arado de ferro em lugar do arado de madeira. A utilização do cavalo para puxar o arado. O aprimoramento e a difusão dos moinhos acionados pela força do vento ou da água contribuiram para aumentar a velocidade e a qualidade da moagem do vento. A introdução do sistema de cultura em três campos.
Pode-se apontar que as inovações agrícolas surgidas na baixa idade média foram a criação de modernos arados para preparar a terra, as charruas, que passaram a ser de ferro em vez de madeira, como era feito antigamente.
No que diz respeito aos Moinhos, temos que estes surgiram na antiguidade, entretanto foi na Idade Média esteve muito presente no sistema Feudal da Europa. A técnica consistia em utilizar forças naturais, como o vento e a água, para moer, bater ou ralar grãos, o que aumentou consideravelmente a produtividade da época.
Do período que vai do século XI ao XV, denominada Baixa Idade Média, o sistema feudal de exploração de braços humanos entrou em decadência devido aos avanços no setor agrícola, como a invenção do moinho hidráulico, que facilitava a irrigação, e a atrelagem dos bois nas carroças, o que possibilitou viagens com mais ...
Idade Média Os habitantes dos burgos dedicavam-se ao comércio e à produção artesanal, que era realizada pelo mestre em sua oficina. Seus habitantes eram chamados de burgueses, crescendo em poder econômico de modo que no século XIX formaram a burguesia.
A crise do Feudalismo ocorreu no último período da Idade Média, chamado de Baixa Idade Média (séculos XI e XV). A autossuficiência dos feudos foi abalada pelo crescimento da população na Europa a partir do século X. ... Por essa razão, o Feudalismo desapareceu por completo e pôs fim à Idade Média.
A ascensão da burguesia, a expansão do comércio, o aparecimento da mão-de-obra assalariada, aliados ao fortalecimento do poder real - e a consequente formação dos Estados nacionais -, foram fatores que abalaram de vez a estrutura feudal da Europa e provocaram o fim desse sistema no continente.
As Cruzadas representaram a crise do sistema feudal, pois, a partir do desenvolvimento do comércio, a rígida estrutura de servidão que caracterizava o feudalismo foi sendo modificada de maneira que muitos camponeses abandonaram a servidão e mudaram-se para as cidades à procura de novas perspectivas e ofícios.
A Peste Negra acelerou o processo de desagregação do feudalismo, pois tornou escassa a mão-de-obra e dizimou parte da aristocracia, concentrando o poder e a propriedade da terra.
Agricultura e pecuária eram predominantes na época O feudo constituía-se como a base econômica da época, pois quem tinha a terra possuía mais poder. O artesanato também era praticado na Idade Média. A produção era baixa, pois as técnicas de trabalho agrícola eram extremamente rudimentares.