EQST

Por Que A Gua Necessria Para A Reproduço Das Brifitas E Das Pteridfitas?

Por que a água é necessária para a reprodução das briófitas e das pteridófitas?

As Pteridófitas assim como as Briófitas, necessitam da água para a reprodução, pois apresentam também anterozoides flagelados que dependem de se locomover até a oosfera, não apresentando também sementes, flores e nem frutos, sendo subdivididas em quatro divisões que são a Psilotophyta, Lycophyta, Sphenophyta e ...

Porque as angiospermas não dependem tanto da água?

É por causa de seu surgimento que gimnospermas e angiospermas não dependem da água para a reprodução, pois garante que o tubo polínico faça o transporte do gameta masculino até o gameta feminino.

Porque briófitas são mais comuns em regiões úmidas?

Explicação: Por que elas necessitam de água para a reprodução: a água leva os gametas masculinos ao encontro dos gametas femininos. Por isso musgos só crescem em locais úmidos.

Qual o ambiente ideal para o desenvolvimento de briófitas e pteridófitas por que esses vegetais são restritos a esses ambientes?

Briófitas: por serem avasculares (não possuírem vasos), são extremamente dependentes da água, ou seja, o ambiente ideal para elas são lugares úmidos, como pântanos e rochas próximas á rios. Pteridófitas: são vasculares, então não dependem tanto da água como as briófitas, mas ainda dependem da água para a reprodução.

Por que apesar de serem vasculares as pteridófitas ainda vivem em ambientes úmidos e sombrios?

Isso deve-se ao fato de que os gametas masculinos são flagelados e precisam nadar até o gametófito feminino para fecundarem a oosfera (gameta feminino). Devido a essa característica, encontramos as plantas do grupo das pteridófitas, principalmente, em locais úmidos.

Por que essas plantas são encontradas prioritariamente em ambientes úmidos?

Por que essas plantas são encontradas prioritariamente em ambientes úmidos? A Pois necessitam da agua para reproduçao.

Por que as briófitas são plantas pequenas e vivem em lugares úmidos?

Elas vivem em lugares úmidos e sombreados pois fazem todo o transporte interno por difusão, logo, precisa um certo conforto ambiental, como a presença de água constantemente, e de sombra para não perder líquidos mais rápido do que pode absorver.

Por que as Briofitas e Pteridofitas dependem de lugares úmidos?

Em seu ciclo de vida nota-se a participação de gametas, que dependem da agua para que a fecundação ocorra . ... As pteridófitas assim como as briófitas essas plantas vivem preferencialmente em locais úmidos e sombreados e dependem da água para fecundação.

Porque os musgos precisam de locais úmidos para se reproduzir?

Os musgos são pequenos e vivem somente em lugares úmidos por que não apresentam vascularização (vasos lenhosos) que possibilite o transporte de água e nutrientes para grandes ramificações, por exemplo. Assim, as células desses musgos "repassam" nutrientes e água célula à célula por meio de difusão.

Porque as samambaias precisam de um ambiente úmido?

As samambaias precisam viver em ambientes úmidos porque os anterozoides (gametas masculinos) necessitam de água na superfície do protalo (gametófito hermafrodita), por onde devem nadar para atingir a oosfera (gameta feminino).

Por que os musgos não conseguem viver em locais ensolarados e secos?

São plantas criptógamas, isto é, que possui o órgão reprodutor escondido, ou que não possuem flores. Preferem viver em lugares úmidos (são dependentes da água para a reprodução, cuja fase dominante é a gametofítica), e preferem lugares com sombra (umbrófitas).

Onde Vivem os musgos?

Os musgos vivem em ambientes úmidos e sombreados. Eles podem crescer sob diferentes substratos como o solo, rochas, troncos de árvores e até mesmo em paredes.

Qual é o ambiente mais comum onde ocorrem os musgos e as samambaias?

O ambiente mais comum onde ocorrem os musgos são ambientes úmidos. Os musgos são briófitas, não apresentam vasos condutores de seiva e por esse motivo tem o porte menor. As samambaias são pteridófitas e ja apresentam vasos condutores de seiva o que possibilita um maior crescimento.

Por que as folhas dos musgos absorvem muita água?

Na organização das raízes, caules e folhas verdadeiras verificam-se a presença de vasos condutores de nutrientes. Devido à ausência de vasos condutores de nutrientes, a água absorvida do ambiente é transportada nessas plantas de célula para célula, ao longo do corpo do vegetal.

Como os musgos absorvem água?

As briófitas não tem raízes. Fixam-se ao solo por meio de filamentos chamados rizóides, que absorvem a água e os sais minerais de que o vegetal necessita. Também não possuem verdadeiro caule. Tem uma haste denominada caulóide que não apresenta vasos para a condução da seiva.

Como ocorre o transporte de água dos musgos?

O transporte no musgos (briófitas) ocorre por osmose, no qual a água se movimenta livremente pelas membranas.

Qual é a função do órgão Filoide?

Os caulóides são também chamados de "falsos caules", inerentes aos considerados vegetais inferiores, exercendo a função de auxiliar a e promover o transporte de água e de nutrientes. Os filoides têm a função de realizar a fotossíntese, por serem estruturas clorofiladas.

Qual é a função do Rizoide?

Estrutura vegetal com morfologia e/ou funções semelhantes às da raiz. Os rizoides que ocorrem nos gametófitos de briófitas e plantas vasculares são semelhantes aos pelos radiculares. Nas pteridófitas, têm por função a fixação do gametófito e a absorção de água e substâncias nela dissolvidas.

O que são briófitas Brainly?

Resposta. As briófitas são plantas avasculares (não possuem vasos condutores de seiva) que crescem em solos úmidos, pedras ou troncos de árvores, sendo os musgos seus principais representantes.

Porque é dito que os musgos tem Rizoides Cauloides e Filoides?

Explicação e Resposta: Essas estruturas são chamadas de rizoides, cauloides e filoides porque não têm a mesma organização de raízes, caules e folhas dos demais grupos de plantas (a partir das pteridófitas). Faltam-lhes, por exemplo, vasos condutores especializados no transporte de nutrientes, como a água.