A teníase é uma verminose causada por duas espécies de platelmintos, a Taenia solium e a Taenia saginata. ... A diferença está no fato de a Taenia solium ter como hospedeiro intermediário o porco, e a Taenia saginata, o boi.
Resposta. A Taenia solium o seu hospedeiro intermediário é o porco, já a Taenia saginata é o boi. O ser humano come a carne contaminada, ingerindo os cisticercos e mais tarde acaba eliminando os ovos do parasita pelas fezes. O ciclo não possue diferença quanto o hospedeiro.
As opções de tratamento para a teníase incluem:
A Taenia solium, ou "ténia solitária", é um verme que enquanto adulto pode chegar a medir cerca de 3 a 4 m e a viver aproximadamente 25 anos.
A teníase, também conhecida como solitária, é uma verminose intestinal que se caracteriza pela presença da forma adulta dos parasitas Taenia solium ou Taenia saginata no nosso corpo. A doença é contraída quando uma pessoa alimenta-se de carne mal passada ou crua, de bovinos ou suínos, contendo os chamados cisticercos.
As tênias adultas produzem proglotes, que se tornam prenhes; estas desprendem-se da tênia e migram para o ânus. 4. Proglotes soltas e/ou ovos são passados para o hospedeiro definitivo (ser humano) pelas fezes.
Ciclo de vida da cisticercose Os ovos, cerca de 3 dias após serem ingeridos, rompem e liberam as larvas que conseguem passar do intestino para a corrente sanguínea, onde circulam pelo corpo e se alojam em tecidos como cérebro, fígado, músculos ou coração, causando cisticercose humana.
A teníase é adquirida através da ingesta de carne de boi ou de porco mal cozida, que contém as larvas. Quando o homem ingere, acidentalmente, os ovos de T. solium, adquire a cisticercose. Da cisticercose humana, varia de 15 dias a anos após a infecção.
A Taenia saginata é transmitida pela ingestão de carne de vaca contaminada que não tenha sido devidamente cozinhada, enquanto a Taenia solium e a Taenia asiatica são transmitidas pela ingestão de carne de porco contaminada e mal cozinhada. O diagnóstico é confirmado com um exame a uma amostra de fezes.
Os seres humanos desenvolvem infecção intestinal com tênias adultas após a ingestão de carne de porco contaminada, ou podem desenvolver cisticercose após a ingestão de ovos de T. solium (tornando os seres humanos hospedeiros intermediários).
O único hospedeiro definitivo de ambas as tênias (fase adulta do parasito) é o homem, em cujo intestino delgado se alojam. Os hospedeiros intermediários de Taenia solium são os suínos e os deT. saginata são os bovinos, desenvolvendo-se na musculatura (ACHA & SZYFRES, 1986; REY, 1991).
Como prevenir. Para prevenir a teníase é recomendado não consumir carne crua ou mal cozida, beber água mineral, filtrada ou fervida, lavar bem os alimentos antes de consumir e lavar bem as mãos com água e sabonete, principalmente após usar o banheiro e antes das refeições.
A teníase é uma doença causada pela fase adulta de um verme chamado tênia (taenia solium e taenia saginata) quando esta se aloja no intestino humano através da ingestão de derivados de porco e boi mal cozidos que contenham cistos do verme.
Para saber se você pode estar com vermes no intestino, selecione o que está sentindo:
Como medidas preventivas deve-se atentar para algumas ações rotineiras, como: não defecar ao ar livre, lavar sempre as mãos, principalmente antes de se alimentar e após usar o sanitário; não utilizar fezes humanas nem esgoto como adubo; não irrigar a horta com água de rio; lavar bem as frutas e verduras antes de comê- ...
A prevenção da cisticercose inclui medidas básicas de higiene, como lavar sempre as mãos bem como as frutas e verduras antes do consumo. É importante também beber apenas água filtrada, fervida ou tratada, não utilizar fezes humanas como adubo e utilizar água de qualidade para irrigação de hortas.