EQST

Quais As Principais Doenças Do Tomateiro?

Quais as principais doenças do tomateiro?

Doenças do tomateiro causadas por fungos Quando falamos em tomateiro, a Requeima e a Pinta-preta são as doenças consideradas mais importantes e agressivas para a cultura, causando enormes prejuízos que podem ser irreversíveis.

Como matar o fungo do tomate?

Infusão de cavalinha (míldio da batateira e do tomateiro e outra doenças criptogâmicas): Sempre que o tempo estiver húmido, aplicar uma infusão de cavalinha (Equisetum arvense).

Como eliminar as pragas do tomateiro?

O indicado é eliminar as plantas hospedeiras. A irrigação por aspersão ou pivô central também pode auxiliar no controle da traça, uma vez que derruba até 30% dos ovos, contribuindo também para a mortalidade das pupas que estão no solo e interferindo na capacidade de multiplicação dos insetos.

Como acabar com pulgão no tomate?

O extrato de alho e cebola é um inseticida natural indicado para o combate dos pulgões em plantações de beterraba, alho e cebola. Nas plantações de tomate, o mesmo extrato é um excelente fungicida natural. O extrato de alho e cebola pode ser feito em qualquer local e seus ingredientes são de fácil acesso.

Como acabar com os percevejos do tomateiro?

Misture 200 ml da solução de pimenta + 100 ml da solução de alho + solução de sabão (1 litro de água + 500 g de sabão neutro) a 20 litros de água. Agite bem todos os componentes e aplique nas plantas atacadas.

Como fortalecer pé de tomate?

Bicarbonato de sódio É um bom truque e com ótimos resultados para conseguir tomates mais doces, especialmente se os produzir em vaso. Basta espalhar um pouco do bicarbonato à volta do do tomateiro. O bicarbonato é absorvido pela terra e reduz os níveis de acidez, o que torna o tomate mais doce.

Como cuidar do meu pé de tomate?

Para um crescimento saudável, reserve um espaço com bastante incidência de luz solar ao tomateiro. Além de gostar muito de luz, os tomates gostam de água. Então independente do cultivo escolhido, faça as regas regulares para que a raiz da planta esteja sempre úmida, mesmo que a superfície da terra não esteja.

Pode molhar as folhas do tomate?

5 – Devem regar adequadamente, evitando molhar as folhas para prevenir o ataque de doenças muito comuns nesta planta, como o míldio. 6 – A fertilização deve ser frequente, se possível quinzenal, de modo a manter as plantas mais fortes e obter melhores frutos.

Qual a distância de um pé de tomate para outro?

ESPAÇAMENTO Entre plantas, a recomendação é de 50 a 60 centímetros e, entre os sulcos, de um a 1,20 metro. Uma dica para um crescimento mais vigoroso do tomateiro é combinar o cultivo com ervas aromáticas.

Quantas toneladas produz um hectare de tomate?

Portanto, atualmente, nossa produtividade média é de aproximadamente 70 t por hectare (Tabela).

Qual a melhor época para plantar tomate cereja?

Com plantio favorável entre os meses de abril e junho, segundo a Embrapa, o tempo para colheita varia entre 90 e 120 dias. O tomate gosta de locais bastante iluminados e, na medida em que a planta cresce, precisa de suporte para que os galhos não entortem e quebrem com o peso do fruto.

Qual a melhor época para o plantio do tomate?

PLANTIO - O tomate pode ser plantado o ano todo, desde que em regiões onde o clima é ameno. Temperaturas muito baixas, como geadas, ou calor em excesso, prejudicam o desenvolvimento e a produção do tomateiro. Em locais frios, o cultivo deve ser realizado entre os meses de agosto e janeiro.

Qual a melhor maneira de plantar tomate?

Em uma sementeira, coloque de duas a cinco sementes em cada buraco, com cerca de 1cm de profundidade. Caso opte por tomates menores ou do tipo anão, faça o plantio diretamente no vaso ou na jardineira escolhida, nessa situação não há necessidade de transplantio.