? ANÁLISE PRIMÁRIA ⚪ Essa é a primeira análise que você realiza na vítima, onde se segue um método de exame dando ao bombeiro uma sistemática e forma lógica de identificar e avaliar os problemas da vítima, estabelecendo prioridades de tratamento.
Ela se desenvolve obedecendo às seguintes etapas: determinar inconsciência;abrir vias aéreas;checar respiração;checar circulação; e checar grandes hemorragias.
SEQUÊNCIA DO SBV EM ADULTOS: C: corresponde a Checar responsividade, Chamar por ajuda, Checar o pulso e a respiração da vítima, Iniciar Compressões (30 compressões); A: abertura das vias aéreas; B: boa ventilação (2 ventilações); D: desfibrilação, neste caso, com o desfibrilador externo automático (DEA).
- VEJA se a vítima está agitada; verifique os movimentos da asa do nariz e observe no tórax se há utilização dos músculos respiratórios com a inspiração e a expiração; - OUÇA para assegurar se há ruídos aéreos estranhos, se há barulhos audíveis do processo respiratório.
A manobra Heimlich é classificada como o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho. É uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias.
A Manobra de Chin-Lift, realizada para o controle de vias aéreas, consiste em posicionar os dedos de uma das mãos do examinador sob o mento, que é suavemente tracionado para cima e para frente, enquanto o polegar da mesma mão deprime o lábio inferior, para abrir a boca; a outra mão do examinador é posicionada na região ...
Na elevação da mandíbula, o socorrista permanece de pé ou de joelhos junto à cabeça do paciente e agarra os arcos da mandíbula com as pontas dos dedos, enquanto as mãos são colocadas nos lados da face do paciente. A mandíbula é levantada para frente.
· A manobra de HEIMLICH é o único método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho. A manobra de Heimlich deve ser realizada quando: · Houver forte suspeita de corpo estranho obstruindo as vias aéreas. · Não houver resposta à ventilação Boca-a-Boca (ausência de elevação do tórax).
Classificação da obstrução
B - Verificar a respiração: aproxime-se para escutar a boca e o nariz do acidentado, verificando também os movimentos característicos de tórax e abdômen. Se a vítima não estiver respirando devemos proceder imediatamente os procedimentos Parada Cárdio-Respiratória.
45. Quando for necessária a remoção de uma vítima e houver no local mais duas pessoas ,além de você, qual o procedimento correto? a) Uma pessoa seguraria as pernas, a outra os braços e a terceira daria apoio às costas.
Para verificar a respiração de uma vítima de acidente de trânsito é preciso que nossa atuação seja: observando os movimentos do tórax escutando e sentindo o ar saindo da boca e do nariz da vítima, como expõe a letra b).