A idéia é simples, você pode até congelar o milho cru, porém terá de cozinha-lo depois de descongelar. Mas com poucos minutos você consegue deixa-lo preparado para ir direto para a panela! Congelar o milho verde te garante milho fresquinho por pelo menos 6 meses.
O milho pode ser congelado na espiga ou em grãos. Nos dois casos, faça o pré-cozimento em água fervente, no vapor, ou em micro-ondas, seguido pela imersão em água gelada pelo dobro do tempo que foi gasto no pré- cozimento. Seque a espiga com papel absorvente, coloque em saco plástico e congele.
Como congelar Debulhado, o milho pode ser congelado cru e vai direto do congelador para a frigideira, panela, ou água fervente.
Como o milho-verde suporta baixas temperaturas, ele pode ser mantido, com vantagem, na parte mais alta da geladeira. Não se esqueça de colocá-lo em saco plástico para que os grãos não murchem rapidamente.
Milho cozido – segredinhos
A espiga de milho cozida dura até cinco dias na geladeira. Dá para congelar a espiga inteira depois de cozida. Mas não é muito recomendado porque ocupa espaço no freezer, caso forem muitas. A opção é debulhar, com as costas da faca e guardar os grãos em sacos plásticos com fechamento ziplock.
Encha uma panela grande com água e coloque as espigas dentro, de forma que a água cubra tudo. Deixe cozinhar no fogo médio/alto por no mínimo 30 minutos ou até que você perceba que os milhos estejam cozidos.
“Você deve colocar grãos em um sistema de armazenamento com boa aeração, para poder controlar sua temperatura”, explica. Outro aspecto importante disso são os cabos de temperatura. “Recomendo ter cabos de temperatura no silo para ter uma maneira segura de monitorar os grãos”, afirma Hartwig.
“O ideal é abrir a lata totalmente e manter o alimento dentro um pote de plástico ou de vidro com tampa, porque pode acontecer oxidação da lata.” Produtos como milho e ervilha, devem ser guardados com o líquido da conserva. A carne e os frios devem ser retirados das embalagens de isopor antes de ir para a geladeira.
No terceiro post da série sobre os alimentos em conserva, vamos a dois clássicos da mão na roda: ervilha e milho. E aqui vamos direto ao ponto: se puder optar, deixe a versão em conserva de lado nesse caso. Prefira ervilha e milho congelados.
O milho é um alimento rico em carboidrato, portanto, pode ser uma ótima opção para substituir o arroz ou outras fontes de carboidratos, às vezes. Além disso, pode ser um aliado em uma dieta de perda de peso, pois é um alimento rico em fibras e, por isso, aumenta a sensação de saciedade, reduzindo o apetite.
Em seguida, deve-se acomodar as espigas em frascos de vidro, devidamente higienizados em água fervente por 15 minutos e proceder ao envase em salmoura ácida (para preparar 1 litro de salmoura, utilize 500 mL de água potável, 500 mL de vinagre de álcool branco, 1 colher de sopa cheia de sal e 1 de açúcar).
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não existe uma semente própria para a produção de minimilho. O produto pode ser obtido tanto por cultivares de milho doce quanto de milho pipoca ou de milho comum.
6. Milho enlatado. Da mesma maneira que a ervilha, o milho enlatado deve ser evitado, pois possui grandes quantidades de sódio. Substituição saudável: Fabiana explica que o milho deve ser comprado fresco, pois, desta maneira, não possui salmoura para conservação.
Milho e ervilha são alguns dos alimentos que deixam as receitas mais coloridas e ajudam a tornar os pratos mais leves e ricos em nutrientes. Para que o resultado final de determinado cardápio seja saudável, é importante prestar atenção em alguns procedimentos.
O que muitos não sabem é que sua versão em lata é menos calórica do que o milho in natura, além de ser saudável e nutritiva. Enquanto 100g do alimento cozido em casa possui 108 calorias, a mesma quantidade na lata tem apenas 64 calorias.
O milho é uma ótima fonte de fibras que ajudam no funcionamento do intestino e proporcionam a sensação de saciedade. E ele pode sim, fazer parte de sua dieta balanceada.
Existem 70 calorias em Creme de Milho (2 colheres de sopa).
Informação nutricional do milho
Ele tem muita vitamina A, componente que faz bem para a pele e visão, além de favorecer a imunidade e contribuir para a prevenção de doenças. O alimento também oferece boas quantidades de vitaminas B1 e B3, assim como de minerais — como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio.
Existem 155 calorias em Milho em Espiga com Manteiga (1 ).
Sim, você pode comer milho se tiver diabetes. O milho é uma fonte de energia, vitaminas, minerais e fibras. Também é baixo em sódio e gordura. Dito isto, siga o conselho da Associação Americana de Diabetes.
Ela explicou que, assim como todo alimento feito de milho, a pamonha é rica em fibras e uma saborosa fonte de energia, porém para quem está com o objetivo emagrecer, deve ser consumida com moderação devido ao seu alto valor calórico.
Já a mesma quantidade de pamonha oferece 171 calorias na porção de 100 gramas e 30 gramas de carboidrato.
O motivo: tal quitute é energético, rico em fibras e minerais e, se inserido de forma equilibrada na dieta, torna-se um aliado da saúde.
Existem 277 calorias em 1 unidade (260 g).
Existem 259 calorias em 1 pamonha (160 g).