Já as linhas finas e verticais (faixas hemorrágicas) são decorrentes do rompimento de vasinhos minúsculos, somem sozinhas e nem sempre são motivo de preocupação. Porém, se elas tomam quase toda extensão da unha e não desaparecem, vale a pena consultar um médico especialista.
O que é uma estria de unha? Uma estria de unha é, na sua forma mais simples, uma depressão na unha. Esta depressão, muitas vezes acompanhada por manchas ou linhas brancas, pode parecer irregular, acidentada ou elevada ao toque e pode acontecer com os dedos das mãos e dos pés.
Existem diversos motivos que podem explicar as ondulações nas unhas. Em geral, as causas mais comum são as pancadas e/ou a cutilagem mal feita. Mas, além disso, vale lembrar de outras possibilidades: - Envelhecimento da unha: o desnivelamento também pode ser um sinal da idade nas unhas.
Cuidado com as unhas! Elas podem revelar uma dezena de doenças
Confira 10 sinais de alerta que suas unhas podem mostrar:
A presença de alterações nas unhas pode ocorrer por um processo de envelhecimento natural ou alguma lesão como pancadas, mas também pode ser sinal de alguns problemas de saúde, como deficiência de vitaminas, alterações hormonais, infecções por fungos, diabetes, doenças do coração e pulmões ou, até mesmo, câncer.
As unhas amareladas podem ser resultado do envelhecimento ou do uso de certos produtos nas unhas, porém, também pode ser um sinal de algum problema de saúde, como infecção, deficiência nutricional ou psoríase, por exemplo, que deve ser tratado.
Uma das causas possíveis pode ser a sensibilidade ao formaldeído (formol). O formol é uma substância presente em alguns esmaltes e bases fortalecedoras e ele tem a propriedade de penetrar a placa ungueal e pode atingir a pele que fica por baixo, modificando a sua estrutura e causando dor.
Para tratar a unha inflamada, deve-se cortar a ponta da unha que está causando a inflamação com uma tesoura esterilizada, aplicar analgésicos locais para aliviar as dores, e nos casos mais graves, fazer uma cirurgia para extração da unha.
UNHA ENCRAVADA: DICAS PARA LIDAR COM ISSO EM CASA
Pode ser um tumor glômico. Tumor glômico é uma doença da unha rara e que tem solução. Além da dor, que fica mais intensa quando você coloca um cubo de gelo ou água fria em cima da região, pode surgir uma mancha azulada debaixo da unha, mas nem sempre isso acontece.
Enquanto o gel seca dentro do aparelho é frequente sentir uma pequena dor, como se fosse uma picada, o que é normal.
O uso muito prolongado do formol pode, ainda, tornar as unhas amareladas ou doloridas. Minha dica de hoje é muito simples: se as suas unhas estiverem fraquinhas, procure um dermatologista e pare de usar base com formol por conta própria. Ela pode estar te prejudicando em vez de te ajudar.
O creme deve ser aplicado sobre a cutícula duas vezes por dia. Vitta Unhas pode ser usado, inclusive, em cima do esmalte, pois não o prejudica.
Bases pró-fortalecimento pró-crescimento e pró-nivelamento mas minhas unhas são muito fracas, não aguentavam esperar a dose de fortalecimento, tentei trocar a ordem e por fortalecimento primeiro, mas dai não cresciam, então tive a brilhante ideia: em um vidrinho misturei um pouco de cada, com 5 gotas de formol.
Aplicar nas unhas 1x por semana, antes de passar o esmalte. Observações: Pode causar uma reação alérgica em pessoas que tem alergia a formol.
É muito importante que durante amamentação não seja utilizados produtos químicos principalmente a base de formol e chumbo. O ideal é que não seja utilizado o alisamento a base do produto tioglicolato de amônia.
Indicada para quem tem unhas fracas, com dificuldade de crescimento, onde as unhas quebram ou "lascam". Sua ação promove o fortalecimento das unhas, pois contém formol, e aumenta a ligação das proteínas.
5. Passar uma base fortalecedora. Antes de aplicar o esmalte, deve-se aplicar uma boa base fortalecedora na unha, rica em vitamina B5, que vai não só fortalecer e proteger as suas unhas, como também vai ajudar o esmalte a fixar melhor.
Usa boa base antes de passar o esmalte não é apenas uma questão estética. A base prepara a unha para receber o esmalte e auxilia na fixação. Mas, você sabe por que a base é tão importante? Restaura e fortalece as unhas fracas e quebradiça, desde a primeira aplicação.
É de praxe passar duas camadas de esmalte. Uma dica importante para a fixação do produto é que a primeira camada seja mais fininha. E, só depois, passe a segunda camada quando o produto estiver mais seco. A superfície da pontinha das unhas pode ser um problema.
Top Coat: como usar
Top Coat - Alto brilho e secagem rápida do esmalte. 3 minutos na cabine UV ou 6 minutos ao ar livre. Não deixa amarelar as unhas.
Para manter o máximo de brilho mesmo depois de alguns dias, é recomendado reaplicar o top coat a cada 3 dias. A dica é lavar as mãos para retirar a sujeira ou óleo das unhas e, depois de secar bem, passar o top coat efeito gel da mesma forma que foi feito na hora da esmaltação.
Saiba como aplicar o produto nas unhas A nail artist ainda revelou o memento certo de aplicar o finalizador nas unhas: "o ideal é passar o top coat com o esmalte ainda úmido, para unir mesmo os dois produtos".
Dica de aplicação Passo 1 - Prepare as unhas como de costume e, aplique uma pequena camada do esmalte com cor nas unhas. Passo 2 - Para finalizar, lembre-se utilizar o Top Coat Fixador Diamond Gel Risqué, que é especialmente desenvolvido para proporcionar uma maior durabilidade e alto brilho.
Não proteger as unhas com base Há quem acredite que não seja necessário aplicar base antes de aplicar as unhas gel, isso é uma péssima ideia. Suas unhas possuem óleos naturais que impedem a aderência do gel, sem selar com base antes da aplicação, o processo será mais desgastante.
Dica: Lixe a unha e utilize uma base antes do esmalte para ajudar na uniformidade e proteção da unha. Passo 2 – Após as duas camadas secas do color coat, passe uma camada de Top Coat efeito Gel Colorama em toda a unha. Dica: A cada 3 dias reaplique o Top Coat para atingir um melhor resultado durante os 10 dias!
O Top Coat Fixador Diamond Gel, da Risqué, vai garantir o efeito gel nas suas unhas. O pincel contém 800 cerdas o que aumenta a cobertura e precisão na aplicação do esmalte. Benefícios: Sua fórmula hipoalergênica é livre de substâncias que causam alergia.
O top coat está dentro da categoria de finalizadores na esmaltação e, de forma geral, serve para manter as unhas impecáveis! O papel dele é secar o esmalte mais rápido e, ao mesmo tempo, garantir que a cor usada fique mais intensa, passando a impressão que você acabou de sair do salão.