Está indicado no tratamento das infecções bacterianas de cães e gatos, nas mais variadas localizações, intensidades e cursos, agudas e crônicas, tais como: infecções das vias respiratórias (pneumonias, bronquites, broncopneumonias) causadas pelos gêneros Streptococcus, Staphylococcus coagulase positivo, Bordetella ...
O exemplo mais conhecido, que se utiliza em humanos e cachorros é a Amoxicilina acompanhada de Ácido Clavulânico, que reforça a ação antibiótica.
A dose recomendada para cães e gatos é de 10,0 mg de amoxicilina e 2,5 mg de ácido clavulânico para cada kg de peso, duas vezes ao dia, o que equivale a um comprimido com 50 mg de princípio ativo para cada 4 kg de peso ou ainda, um comprimido com 250 mg de princípio ativo para cada 20 kg de peso, a cada 12 horas.
Agemoxi CL é um antibacteriano de amplo espectro à base de Amoxicilina Triidratada. Para cães e gatos, é indicado para o tratamento de piodermites, infecções dos tecidos moles, do trato urinário, gastrointestinais e respiratórias. Age contra bactérias Gram-negativas e Gram-positivas. Dosagens 50mg e 250mg.
Juliana Sanz, médica-veterinária da Petz, em alguns casos é possível dar antibiótico humano para cachorro. Afinal, o princípio ativo do medicamento é o mesmo, independentemente da espécie em tratamento. Por isso, pode dar amoxicilina de humano para cachorro somente com a autorização de um especialista.
Olá, não há horário preferencial para ingerir a medicação. Escolha o melhor horário para tomar, de preferência estabeleça sempre um mesmo horário para a tomada da medicação, de preferência àquele que você esteja em casa, calmo(a) e tranquilo(a).