O produto utilizado para maturar os produtos, o carbureto de cálcio é uma substância que em contato com a umidade do ar, libera um gás – o acetileno -, que atua da mesma maneira que o etileno naturalmente produzido pelas frutas, durante o seu amadurecimento. ... A substância apressa o processo de amadurecimento.
A técnica consiste em empilhar as pencas, colocar o carbureto umedecido em volta das mesmas, cobrindo-as com lona plástica. O inconveniente desta técnica reside no fato de que o empilhamento causa danos na casca dos frutos pelo atrito entre as pencas, durante o manuseio.
Se você for usar as bananas para uma receita, deixe-as no forno por uma hora. Se sua intenção é apenas comer as frutas, retire-as do forno depois de 20 minutos e depois coloque na geladeira até que esfriem. O processo de amadurecimento será acelerado se a banana for colocada num saco de papel com uma maçã.
A dica é envolver a fruta em um jornal e deixá-la perto de algum local quente, como dentro do forno quando ele estiver desligado. Assim, você terá a combinação de dois fatores que fazem a fruta amadurecer mais rápido, que são impedir que o gás etileno se disperse e manter o alimento em um local quente.
Entre as que amadurecem longe do pé, a banana é campeã As chamadas não-climatéricas, como laranja, uva, limão e abacaxi, amadurecem enquanto ainda estão no pé.
6 meses
9 meses
Laranja valência, uma cultivar tardia Grande parte das cultivares cítricas floresce na primavera. O intervalo de tempo entre o florescimento e a colheita é chamado ciclo de desenvolvimento e pode variar de 6 a 16 meses.
Quando colher: A principal colheita ocorre entre novembro e fevereiro. Colha quando o fruto está completo e a cor começa a mudar de verde para amarelo. Produção: A laranjeira começa a produzir ao 3º-4º ano, para aumentar rapidamente até ao 15º ano.
“O cinturão citrícola paulista produz laranja o ano inteiro. Não existe outro lugar no mundo que faça isso e com uma quantidade de variedades inigualável, você tem das laranjas mais ácidas até as mais docinhas.”
O pH ideal do solo para o cultivo de laranja é entre 5 e 6 – use calcário para regular a acidez e garantir o bom desenvolvimento dos pés de laranja. Evite regar demais ou de menos o solo – não deve nem ser argiloso demais, nem arenoso. Durante a primavera, pode ser necessário realizar a nutrição do solo com adubos.
Dicas para cuidar da sua plantinha Lembre-se de colocar de 10 a 20 litros de água distribuídos em uma semana – para um vaso de 80 litros. Para adubar, prefira a opção orgânica e faça pelo menos, três vezes por ano, utilizando húmus de minhoca, esterco ou composto orgânico.
O superfosfato simples (SSP), também conhecido como Super Simples, é um fertilizante derivado do minério natural de fosfato. Junto com outros, fertilizantes fosfatados são os mais utilizados para corrigir os valores de fósforo (P) do solo. Sua composição básica é de 18% P2O5, 20% Ca e 12% de S.