substantivo masculino Pessoa que recebe, por empréstimo, os recursos financeiros para aquisição de um bem, de um imóvel: o mutuário é responsável pelo pagamento do empréstimo ao banco. Aquele que recebe por empréstimo através de contrato mútuo. Etimologia (origem da palavra mutuário). Do latim mutuarius.a.um.
Mutuante é a parte que empresta. Mutuário é a parte que recebe o empréstimo. O mutuário é obrigado a restituir ao mutuante o que dele recebeu em coisa do mesmo gênero, qualidade e quantidade.
Quando se pede um empréstimo para a compra de um bem, por exemplo, quem recebe o empréstimo torna-se um mutuário. Trata-se do nome da pessoa que receberá o valor solicitado. ... O documento chamado de contrato mútuo tem o valor total do empréstimo, as parcelas e o período para pagamento.
Quem é o Mutuário adquirente da casa própria? É a pessoa que recebe, do agente financeiro, os recursos para a compra do imóvel. Ela deve devolver essa quantia em parcelas mensais durante um período pré-determinado no contrato, acrescidas de juros e correção monetária.
Insira os dados. Para emitir o seu boleto é necessário informar o seu CPF e/ou o número de seu contrato. Para a opção de boleto expresso, é necessário o código cedente e o número Caixa ou a representação numérica.
Brasília, 12 (Agência Brasil - ABr) - A partir de hoje, os estudantes credenciados no Programa de Financiamento Estudantil (Fies) podem obter por meio do Cartão do Cidadão o extrato do financiamento nos terminais de auto atendimento da Caixa Econômica Federal (CEF), agente financeira do programa.
Ao contrário do que acontece com outros tipos de dívida, a do FIES não caduca ou prescreve após 5 anos negativada. Depois desse período, você continuará inadimplente e pior, poderá ter seus bens apreendidos ou bloqueados para quitar sua pendência com o Governo Federal.
Em caso de dúvida, é só fazer uma consulta da dívida FIES no site da Caixa. Esse também é o caminho para saber quantas parcelas faltam do FIES até terminar a amortização.
Saiba como consultar o contrato do FIES
O valor da parcela do FIES é restrito a, no máximo, 10% da sua renda mensal. Por exemplo, se o seu salário é de R$ 2.
Se o estudante que fez o contrato ficar em situação de inadimplência no FIES, terá que arcar com multa estabelecida em contrato regido pela Lei nº. 13.
Para fazer a suspensão pelo App, o estudante deve acessar a conta (efetuar login), clicar no menu, selecionar “Solução de Dívidas” e, na sequência, “Suspensão FIES”. A suspensão será efetivada de forma simples, sem assinatura de termo aditivo e sem necessidade da presença de fiador.
A solicitação do encerramento do contrato de financiamento poderá ser realizada pelo estudante, por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFIES). A solicitação deverá ser realizada até 15º dia dos meses de janeiro a maio e de julho a novembro de cada ano.
Se por algum motivo o estudante não conseguir pagar o financiamento, pode parcelar em até 18 meses o valor em atraso mais a multa. Para isso, procure informações referentes à renegociação de contrato no site da Caixa Econômica Federal ou no banco em que foi feita a conta.
Existe também um caso de “nome sujo” que impede o estudante de pedir o FIES: quem estiver inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC). Ou seja, quem tiver dívida no PCE/CREDUC está fora do programa e não pode nem usar o Fundo Garantidor.
Como realizar a suspensão? Basta o estudante acessar a página http://sifesweb.caixa.gov.br, fazer o login e acessar a opção Contrato FIES, Contrato e em seguida selecionar Pausar Contrato, aceitar o termo de compromisso e clicar em Solicitar Pausa.
Os estudantes que possuem contrato do FIES com o banco, já podem pedir a suspensão. Para isso é necessário manifestar o seu interesse pelo site: http://sifesweb.caixa.gov.br.
O Projeto de Lei 5510/20 dispensa os estudantes beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), até junho de 2021, do pagamento das prestações (amortização e encargos operacionais do contrato). ... O texto proíbe ainda que os empregadores descontem as parcelas do Fies do salário do empregado até junho de 2021.
Requisitos para contratar o FIES