Como o Xarope de Guaco Natulab funciona? O produto Xarope de Guaco Natulab é indicado para o tratamento de doenças do trato respiratório, promovendo o relaxamento da musculatura lisa dos brônquios, auxiliando na eliminação das secreções brônquicas e no combate à tosse.
Quem não deve usar. O guaco está contra-indicado para pessoas com alergia a esta planta, com doenças no fígado, que utilizam anticoagulantes, para crianças menores de 1 ano de idade e grávidas.
54(2):249-56, 2002. Xarope de Guaco Herbarium é constituído pelo extrato hidroalcoóli- co de guaco (Mikania glomerata) padronizado em cumarinas. Estes compostos químicos são considerados os princípios ativos da droga, sendo os responsáveis pela ação broncodilatadora e expectorante.
O Guaco (Mikania glomerata Spreng.), também conhecido como erva-de-serpentes, cipó-catinga ou erva-de-cobra pertence à família das Compositae e tem sua distribuição como espécie nativa no sul do Brasil, de São Paulo ao Rio Grande do Sul. é uma trepadeira volúvel, glabra.
Para preparar este chá, basta adicionar o guaco e as folhas secas ou óleo essencial à água fervente, tampar e deixar repousar durante aproximadamente 15 minutos, coando antes de beber. Se necessário, este chá pode ser adoçado com mel, sendo recomendado beber 2 a 3 xícaras de chá por dia, conforme a necessidade.
Modo de preparo: Ferver a água e depois adicionar as folhas de guaco. Tampe a panela e deixe amornar, coe e beba a seguir.
A planta de guaco é um subarbusto trepador que apresenta abundância de ramos, caracterizado pelo caule cilíndrico, estriado longitudinalmente e com nós evidentes. As folhas são opostas, ovais ou semioblongas, glabras (sem pelos), e de consistência coriácea.
Possui floração de cor branca ou amarelada que surge como pequenos capítulos. Para fazer o plantio de muda de guaco é necessário ter um solo arenoso e rico em matéria orgânica.
A parte da planta utilizada para fins medicinais são as folhas. Além da gripe, elas servem para tratar infecção na garganta, tosse, rouquidão e até mesmo melhorar sintomas da bronquite e asma.
Apesar de até o momento não terem sido descritos efeitos colaterais ou contraindicações relacionadas, o consumo de saião deve ser recomendado pelo médico ou fitoterapeuta, não sendo normalmente recomendado por gestantes ou em fase de amamentação.
Modo de uso do guaco: Para fins terapêuticos são usadas as folhas da planta ou xarope do guaco. Chá para reumatismos ou inflamações:Colocar 10 g de folhas em 500 ml de água fervente por 10 minutos. Beber 2 xícaras de café ao dia.
Além das folhas, podem ser usadas as flores e sementes em infusões, misturadas com leite, tintura, xarope, extrato ou essência, seu modo de uso pode ser interno ou através de compressas. Embora o mastruz possua diversos efeitos benéficos para a saúde, ele é contraindicado para gestantes e crianças menores de 2 anos.
Serve perfeitamente para cobrir pérgolas, cercas, treliças, muros e caramanchões. Na medicina popular, suas flores são empregadas contra o vitiligo e o caule é usado como tônico e contra diarreia, entre outras doenças.
Hypericum perforatum
800 ml de Glicerina; 20 ml de água filtrada....Modo de preparo: