O Ciclo de Loss, também é chamado de Ciclo Pulmonar, ocorre quando, depois de já terem entrado no corpo do hospedeiro, caem na corrente sanguínea e seguem para o pulmão,onde podem sofrer mudança.
Há multiplicação das células germinativas, formando a promeira larva (L1). Depois vira a larva rabditóide (L2), que é a forma infectante e que é ingerida na água contaminada, por artrópodes, pássaros., poeira, ... No estômago, a casca é amolecida, vai para o intestino e é libertada no ceco.
O Ascaris lumbricoides, popularmente conhecido como lombriga, é um nematódeo (nematelminto), um verme de cor clara, corpo cilíndrico e extremidades mais finas, que costuma ter entre 15 e 30 cm de comprimento.
Ancylostoma duodenale Ancylostoma braziliense Page 11 Ascaridíase Page 12 Ascaridíase Agente etiológico: Ascaris lumbricoides Hospedeiro definitivo: homem. Hospedeiro intermediário: não há. Sítios parasitados: intestino delgado. A ascaridíase é a popular “lombriga”.
A doença da esquistossomose é uma infecção provocada por parasitas da espécie Schistosoma, e que infectam os humanos através de larvas que estão em água doce. Uma vez em contato com o organismo entram pela pele e se transformam em vermes que têm como habitat o intestino e as veias do sistema urinário.
Schistosoma mansoni e Schistosoma japonicum alojam-se normalmente em pequenas veias do intestino. Alguns ovos fluem de lá pela corrente sanguínea até o fígado.
As esquistossomoses são originárias da África e Ásia. Os ovos de Schistosoma foram encontrados em vísceras de múmias egípcias cuja origem remota 1.
Existem três principais espécies de esquistossomose que são o Schistosoma mansoni, que predomina na África e na América do Sul, Schistosoma japonicum (que ocorre principalmente na Oriente Próximo) e o Schistosoma Haematobium (ocorre na África e Oriente Médio), nesta revisão discutiremos as manifestações clínicas da ...
Mas a patogenia da esquistossomose mansoni depende de uma série de fatores: a linhagem do parasito, a idade, o estado nutricional e a imunidade do hospedeiro e, principalmente, a carga parasitária, ou seja, a quantidade de parasitos que infectou o paciente.
Miracidio é forma larval do parasita, ou seja , inicio do ciclo, e a cercária, considera-se o verme adulto, a forma contaminante do hospedeiro definitivo.
A prevenção da esquistossomose consiste em evitar o contato com águas onde existam os caramujos hospedeiros intermediários infectados.
A prevenção consiste em identificação e tratamento das pessoas adoecidas, saneamento básico, combate aos caramujos, e informação à população de risco. Evitar contato com água represada ou de enxurrada e usar roupas adequadas ao entrar em contato com água suspeita de estar infectada são medidas individuais necessárias.
A esquistossomose apresenta duas fases: aguda e crônica.