O dreno do ar condicionado split fica na parte de trás da unidade evaporadora (unidade interna). A posição mais comum é ficar do lado direito da evaporadora.
Um ar-condicionado pingando água é um alerta de que algo está errado e ele não está funcionando de maneira adequada. Este é um sinal de que possivelmente seu ar-condicionado está precisando de uma limpeza ou manutenção.
Nos condicionadores de ar, o dreno é a parte responsável por remover a água produzida pelo aparelho. Quando em operação, o equipamento retira a umidade do ambiente em que está instalado, realizando o processo de condensação, que é quando a água passa do vapor para o líquido.
Este tipo de dreno é usado quase que exclusivamente para ar condicionado janela. A água é expelida por um pequeno orifício localizado na parte externa do aparelho. Vale ressaltar que, ao utilizar esse sistema de drenagem, é necessário colocar uma bandeja coletora para que o líquido seja direcionado a ela.
A opção mais simples para cobrir a tubulação e mangueiras do ar-condicionado é utilizando canaletas de plástico, já utilizadas para outras instalações elétricas. Essas canaletas geralmente são neutras, sem cor ou textura, o que conta como um ponto benefício para a decoração e organização do ambiente.
Para instalar o aparelho em uma janela, você deve apoiá-lo sobre o peitoral da mesma, sempre que possível utilizando suportes de fixação, e observando as mesmas instruções de instalação na parede, ou seja, com uma base de apoio de 21 cm de profundidade.
O que é preciso para instalar ar-condicionado de janela?
Normas Gerais para Instalação do Ar Condicionado de Parede ou Janela. O aparelho deve ser instalado, em relação ao chão, a uma altura entre 1,50 m e 1,80 m. Se não for possível, deve-se observar uma distância mínima de 0,50 m de qualquer parede.
Como ele funciona? O funcionamento dos condicionadores de ar de janela se dá pela absorção do ar externo, que é resfriado por um fluido refrigerante. Inicialmente em estado líquido, esse produto entra em contato com o calor do ar e se transforma em gás.
(Voltagem estimada entre 110 e 127V), você deve usar cabinho de 2,5mm² e disjuntor de 20A. Para esse tipo de aparelho, a fiação poder ser de 2,5mm dependendo da distancia do circuito, com disjuntor de 16A curva c, pois esse aparelho tem pico de partida de proximo de 16A, mesmo que sua corrente de trabalho seja 9,8A.
A unidade condensadora deve ser instalada em um ambiente ventilado permitindo a entrada de ar fresco para o condensador. Por isso, evite locais enclausurados, próximo a paredes, fontes de calor ou de outros sistemas.
No quarto, por exemplo, a melhor posição é instalar o ar-condicionado sobre a cama. Já na sala de estar, logo acima do sofá. Se preferir, pode optar também por instalar acima da janela, que costuma ser um espaço ocioso. Deve-se evitar deixar o equipamento próximo a cantos de paredes.
Como regra geral procuramos, dentro do possível, setorizar em uma Cozinha Industrial os equipamentos geradores de calor e os equipamentos resfriadores. Com isto posicionamos os dutos exaustores e insufladores dos aparelhos de ar condicionado de forma a compensar a elevação setorial de temperatura.
Cortinas de ar podem ser instaladas, sistemas de ventilação e/ou exaustão que não joguem ar nem gotículas de água diretamente sobre os alimentos também ajudam a diminuir a temperatura nas cozinhas.
Blog - 6 Dicas de como passar menos calor na cozinha
O teto deve ser projetado de maneira a impedir o acúmulo de sujeira e minimizar a condensação de vapores, o desenvolvimento de bolores e descascamento, além de ser de fácil limpeza. Devem ser de material liso, impermeável, lavável, de cores claras.
As mesas e cadeiras devem estar sempre organizadas e bem limpas; Todos os equipamentos precisam estar conservados, limpos e funcionando bem; A temperatura das estufas, bufês e geladeiras necessitam permanecer reguladas de forma que os alimentos quentes fiquem acima de 60ºC e os alimentos frios abaixo de 5ºC.