Entende-se como defasagem a distância entre o que o aluno sabe e o que ele deveria saber em uma determinada idade ou ano da Educação básica para que continue avançando.
O importante é ter em mente que todo aluno pode aprender, mas nem sempre isso acontecerá da mesma forma ou no mesmo tempo para todos.
Verificado por especialistas. Sim, é possível prever defasagens na educação infantil. Através das abordagens de caráter preventivo, numa perspectiva de atenção precoce, é possível chegar a resultados em que é viável evitar a defasagem do desenvolvimento infantil através da identificação, trabalho e superação.
Como identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos em tempos de pandemia
Saiba como identificar as dificuldades de aprendizagem nos alunos
O Transtorno de Aprendizagem por sua vez, está relacionado a um conjunto de dificuldades pontuais e específicos, normalmente ligado a uma disfunção neurológica, ou seja, nesta condição o cérebro pode funcionar de uma forma diferente, mesmo que o indivíduo apresente uma situação física, social ou emocional considerada “ ...
CID 10 F81 Transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares – Doenças CID-10.
Transtorno e dificuldade de aprendizagem são termos usados para se referir aos problemas que se manifestam durante a vida escolar da criança.
Dificuldade: defasagens abrangentes referentes ao processo de aprendizagem; Transtorno: defasagens específicas e pontuais. Dificuldade: dificuldade em assimilar e acompanhar os conteúdos; Transtorno: disfunção neurológica de assimilação de conteúdos referentes a escrita, leitura e capacidades matemáticas.
3. O que faz com que dislexia seja confundida com outras dificuldades de aprendizagem? Retomando a explicação da pergunta 1, lembramos que a criança disléxica pode apresentar uma leitura mais lenta e silabada, além de erros ortográficos como inversões ou omissões das letras.
Dificuldades com a expressão escrita (p. ex., comete múltiplos erros de gramática ou pontuação nas frases; emprega organização inadequada de parágrafos; expressão escrita das ideias sem clareza). Dificuldades para dominar o senso numérico, fatos numéricos ou cálculo (p.
Partindo desses dados, foi feita uma categorização dos cinco principais fatores que são considerados básicos para levar um aluno a obter sucesso. São eles: família, professores/escola competente, autoestima do aluno/força de vontade, saúde geral do aluno e recursos econômicos.
O processo de aprendizagem é um fenômeno natural do ser humano que envolve uma série de fatores: aspectos cognitivos, emocionais, orgânicos, psicossociais e culturais.
As dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita são ocasionadas por fatores relacionados diretamente com o ambiente familiar desestruturado, condições precárias de vida, insucesso social, cultural, problemas emocionais e condições de saúde.
Para Val (2006, p. 19), pode-se definir alfabetização como o processo específico e indispensável de apropriação do sistema de escrita, a conquista dos princípios alfabético e ortográfico que possibilitem ao aluno ler e escrever com autonomia.
Como argumenta Carvalho (2008), Quem se propõe a alfabetizar baseado ou não no construtivismo, deve ter um conhecimento básico sobre os princípios teórico-metodológico da alfabetização, para não ter que inventar a roda. Já não se espera que um método milagroso seja plenamente eficaz para todos. Tal receita não existe.